Título: Os personagens da investigação
Autor: Paulo Sotero
Fonte: O Estado de São Paulo, 01/06/2005, Internacional, p. A12

Vice-diretor do FBI durante a administração Nixon. Hoje, aos 91 anos, admite ter sido o Garganta Profunda - a fonte que deu as principais dicas aos jornalistas de The Washington Post que investigavam o caso. Aposentado, Felt vive em Santa Rosa, na Califórnia. Segundo a reportagem da revista Vanity Fair, o ex-alto funcionário do FBI vive há 30 anos atormentado por seu papel no escândalo de Watergate e por suas dúvidas sobre se deveria ou não revelar sua identidade. A Vanity Fair especula sobre as possíveis razões para a decisão de Felt de servir de fonte para os repórteres do Post. Segundo a revista, as relações entre os assessores de Nixon e os agentes do FBI tinham se deteriorado no começo dos anos 70. Nixon estava "subindo pelas paredes" - na descrição de Felt - porque alguém no governo tinha vazado detalhes para o jornal The New York Times sobre a estratégia da corrida armamentista com os soviéticos. Nixon queria que o FBI encontrasse o culpado e exigia até mesmo que os suspeitos fossem submetidos ao detector de mentiras. Meses depois, Nixon pressionou os diretores do FBI para que falsificassem um laudo pericial. Para isso, eles deveriam declarar que um documento que poderia comprometer a administração era falso.

ROBERT U. WOODWARD - Jornalista em início de carreira, Woodward foi designado por seu editor em junho de 1972 para cobrir a história do arrombamento do edifício Watergate junto com um repórter mais experiente, Carl Bernstein. Depois da renúncia de Nixon, os dois publicaram dois livros que foram best sellers: Todos os Homens do Presidente (que deu origem ao filme) e Os Últimos Dias. Woodward seguiu carreira no Post e atualmente é editor-chefe assistente e responsável pela coordenação das reportagens especiais do jornal.

CARL BERNSTEIN - Com o jornalista Bob Woodward, Bernstein iniciou a investigação no diário The Washington Post sobre a invasão da sede democrata em Washington. Os outros jornais não deram atenção ao caso no início. Os dois anos de reportagens no Post foram decisivos para a renúncia de Richard Nixon, em 1974, e renderam aos dois jornalistas uma série de prêmios jornalísticos, incluindo o Pulitzer, o mais prestigiado nos EUA. Bernstein deixou o Post em 1976, trabalhou para a revista Time e a TV ABC e atualmente é escritor.

BEN BRADLEE - Era editorchefe do Washington Post na época em que ocorreu a invasão do Watergate. Bradlee, hoje com 84 anos, deu todo o apoio às reportagens de Bob Woodward e Carl Bernstein e, além dos dois repórteres, era o único que conhecia a identidade de Garganta Profunda. Ele se aposentou do Post em 1991, aos 67 anos. "O número 2 do FBI foi uma fonte muito boa", disse ontem Bradlee. "Eu sabia que o jornal estava no caminho certo. O que me atordoa é que o segredo tenha durado tanto."