Título: Ministro refaz promessas de 2004
Autor: Ricardo Westin
Fonte: O Estado de São Paulo, 01/06/2005, Vida&, p. A15

REPETECO: Ontem, no Dia Mundial sem Tabaco, o governo repetiu uma promessa feita no ano passado. Pior, uma promessa muitíssimo semelhante a uma feita no governo FHC. O ministro da Saúde, Humberto Costa, disse que até o início do segundo semestre o governo federal deve oferecer na rede pública de saúde antidepressivos, gomas de mascar e adesivos com nicotina para os fumantes que desejam largar o vício. Segundo Costa, os antidepressivos já estariam disponíveis. Em 31 de maio do ano passado, Humberto Costa assinou uma portaria que previa o tratamento de dependentes do fumo na rede pública de saúde. A meta era garantir que, até 2006, toda a rede estivesse capacitada para oferecer a terapia. O que incluía gomas e adesivos para reposição de nicotina e antidepressivos usados na síndrome de abstinência.

Embora anunciada com alarde, a medida pouco tinha de novo: era uma versão ampliada de uma portaria editada no fim de 2002, no governo FHC, que não saiu do papel. A diferença é que, pelo texto assinado em 2004, por Costa, a terapia seria oferecida em toda a rede. Na versão anterior, ela se limitava aos centros de referência.

Em outro momento repetitivo, Humberto Costa disse ontem, após encontro com o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), que contava com a aprovação da Convenção-Quadro para o Controle do Tabaco, da Organização Mundial da Saúde (OMS). O Senado não consegue votar a ratificação, o que, por enquanto, tem deixado o País de fora das negociações que serão feitas pela OMS, como um subsídio aos fumicultores, para que possam investir em outras culturas. No ano passado, em seu discurso, Costa garantia que, em "pouquíssimos dias", o Senado deveria ratificar a Convenção-Quadro.