Título: Doença leva ao abate de 17 mil frangos no MS
Autor: João Naves e Fabiola Salvador
Fonte: O Estado de São Paulo, 01/06/2005, Economia, p. B7

Mais de 100 granjas de criação de frangos estão interditadas no município de Jaraguari, a 35 quilômetros de Campo Grande, região norte de Mato Grosso do Sul. Além desse procedimento a Agência Estadual de Defesa Animal e Vegetal (Iagro), determinou o sacrifício de 17 mil aves, temendo maiores conseqüências causadas por uma doença ainda não diagnosticada que atingiu os animais. Atualmente o frango é o terceiro produto mais exportado no Mato Grosso do Sul. Na balança comercial deste ano, de janeiro a abril, ficou atrás apenas da soja e da carne bovina, representando participação de 6,27% no total exportado, o que significa US$ 17,1 milhões.

A Secretaria de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura espera receber hoje os resultados dos exames feitos em amostras de vísceras de frango recolhidas na granja de Jaraguari. O material foi enviado para análise em laboratório do ministério em Campinas, no interior de São Paulo. As aves apresentaram problemas respiratórios na última quarta-feira.

Em nota distribuída ontem, a Iagro informou que, para garantir a não proliferação da doença até o resultado laboratorial, foi interditado o local e abatidas cerca de 17 mil aves. "Várias doenças têm sintomas parecidos e por isso não podemos precisar qual delas se manifestou no local", informou, na nota, a gerente de Defesa Sanitária Animal do Iagro, Gladys Espíndola Raquel.

Em Jaraguari, foram interditadas 107 propriedades. Todas tiveram seus veículos dedetizados, como foram de prevenção. De acordo com o Iagro, a maior preocupação no momento não é sanitária, mas sim com a cadeia produtiva local.

"A nossa maior preocupação é com os produtores de Jaraguari. São pequenos e médios produtores e as granjas são o sustento familiar", comentou, também na nota, o secretário de Estado de Produção, Dagoberto Nogueira Filho.

Na nota, a Iagro informa que cinco empresas produzem frango no Estado. Desse total, quatro comercializam carne no mercado externo. Atualmente, o sistema de produção de frangos de corte aloja cerca de 21 milhões de aves. No ano passado, foram abatidos cerca de 117,3 milhões de frangos.

A Iagro procurou, na nota, minimizar o abate de 17 mil aves. "O que vem ocorrendo em Jaraguari são ações de rotina", afirma. Segundo a agência, essas ações se devem à ocorrência de um problema que provocou "queda de produtividade de um determinado lote de aves". Ainda conforme a nota, esse produtor "passou a apresentar índice de mortalidade acima do normal".

A nota também traz uma avaliação do presidente da União Brasileira de Avicultura (Uba), Zoe Silveira d'Ávila, que ressaltou a importância de "trabalhar com afinco na prevenção e manutenção de nossas condições sanitárias, aprovando e implementando o Programa de Regionalização Sanitária da Avicultura". D'Ávila também propôs a criação de um fundo de indenização para compensar criadores que tiveram os plantéis afetados por problemas sanitários.