Título: Estatal vai exportar álcool para a Venezuela
Autor: Nicola Pamplona
Fonte: O Estado de São Paulo, 01/06/2005, Economia, p. B11

A Petrobrás informou ontem que começará, em julho, a exportar álcool combustível para a Venezuela. O país pretende reduzir o teor de chumbo na gasolina vendida na parte oriental do país - região turística onde está o estado de Sucre. Segundo o acordo entre os dois países, serão exportados 25 milhões de litros por mês, até que a Venezuela consiga desenvolver uma indústria local de álcool. De acordo com a Petrobrás, o governo venezuelano aprovou uma lei que permite a adição de até 10% de álcool por litro de gasolina, com o objetivo de eliminar o chumbo tetraetila, substância poluente, ainda usado no combustível local. A estatal brasileira fornecerá assistência técnica à venezuelana PDVSA no recebimento, transporte, distribuição e adição do álcool à gasolina.

INTERMEDIAÇÃO

É o primeiro contrato de venda de álcool brasileiro que tem a Petrobrás como intermediária.

A estatal já anunciou que participaria das exportações brasileiras do produto, principalmente para o Japão, já que alguns países preferem negociar com a empresa do que com os produtores de álcool. A Petrobrás projeta a construção de um duto para transportar álcool do interior do País aos portos, onde o produto será embarcado para exportação.

Na semana passada, a estatal assinou um termo de compromisso com a Companhia Vale do Rio Doce e a japonesa Mitsui para trabalhar na redução do custo de logística de exportação de álcool para o mercado japonês. O Japão tem que reduzir emissões de poluentes para atender exigências ambientais e o álcool é visto como alternativa para atingir o objetivo.