Título: Servidores do INSS iniciam hoje greve nacional
Autor: Rodrigo Gallo
Fonte: O Estado de São Paulo, 02/06/2005, Nacional, p. A11

Os servidores do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) prometem cruzar os braços a partir de hoje, em todo o País, por tempo indeterminado. Eles reivindicam reajuste salarial e reposição de 18% nos vencimentos, relativos ao governo Lula, quando a categoria teve uma grande defasagem. Além disso, os servidores pedem a criação de um Plano de Cargos, Carreiras e Salários. O governo havia prometido providenciar o programa no fim da greve de 2004, mas não cumpriu.

Segundo o INSS, a paralisação pode gerar caos, já que cerca de 3 mil beneficiários (segundo número oficial do INSS) devem ficar sem atendimento por dia nas 164 agências de São Paulo.

Para manter os segurados informados sobre os postos que já estarão fechados, o Sindicato dos Servidores da Previdência Social e Saúde (Sinsprev) vai colocar no site (www.sinsprev.org.br) relação atualizada com os endereços, a partir de hoje. "Faremos acompanhamento de todos os locais que já pararam", explicou o diretor José Rubens Decaris.

A expectativa do Sinsprev é de adesão total à greve. "Sabemos que a maioria das agências da capital deve parar a partir de amanhã (hoje). Mas no interior ainda há postos realizando assembléias para ver quem pára", completou.

Até ontem, o sindicato ainda aguardava um contato do Ministério da Previdência Social para iniciar as negociações. Isso não ocorreu e a greve foi mantida.

Mesmo que a adesão à greve não seja de 100%, nenhuma agência do INSS na capital deve abrir as portas. "Se a maioria dos servidores parar o posto não vai abrir pois não terá estrutura de atendimento", relatou Decaris.

Segundo o INSS, nenhum segurado deixará de receber o benefício, já que o pagamento é feito pela Caixa Econômica Federal. Quem tem perícia médica agendada não poderá realizar o exame.

O dia anterior à greve foi bastante complicado para os segurados de São Paulo. Muita gente correu aos postos com medo de que os funcionários parem a partir de hoje. Quem precisou ir até as agências teve de enfrentar filas maiores que o comum. Segundo o próprio INSS, o número de pessoas que procurou os postos cresceu 20% ontem, em todo o Estado.

Quem foi ontem ao posto da Rua Xavier de Toledo, no centro da capital, também teve problemas. O posto amanheceu com quase mil pessoas na fila, bem mais do que o usual.