Título: Chirac e Schroeder pedem reflexão aos europeus
Autor: Reali Júnior
Fonte: O Estado de São Paulo, 02/06/2005, Internacional, p. A13
Diante da segunda rejeição da Constituição da União Européia, líderes europeus exortaram ontem todos os países membros a uma "calma reflexão" sobre o futuro da Europa. Na avaliação do presidente francês, Jacques Chirac, o resultado do referendo na Holanda é um sinal das expectativas, indagações e preocupações sobre o desenvolvimento europeu. "A Europa terá agora de analisar as rejeições em profundidade", disse.
Para o chanceler alemão, Gerhard Schroeder, a crise desatada nas últimas 72 horas com as rejeições da Carta na França e na Holanda não pode nem deve ser amplificada. Ele acha que o processo de ratificação deve continuar nos demais países.
Por sua vez, o ministro de Relações Exteriores da Grã-Bretanha, Jack Straw, disse que o resultado dos referendos francês e holandês expõe as profundas questões existentes entre todos os membros da comunidade e o futuro da Europa. "A União Européia que agora conta com 25 nações precisa de novas estruturas e não pode simplesmente caminhar sem um projeto constitucional", acrescentou.
Medidas para contornar a crise serão debatidas nos dias 16 e 17 numa cúpula dos chefes de Estado e governo da UE em Bruxelas.