Título: Foi raio? Meteorito? O Sul discute
Autor: Carlos Alberto Fruet
Fonte: O Estado de São Paulo, 02/06/2005, Vida &, p. A19

Um buraco localizado em Sertão, cidade na região do Alto Uruguai, no Rio Grande do Sul, a 328 quilômetros de Porto Alegre, virou um mistério para a população e objeto de estudo para cientistas. O abertura, com 25 centímetros de diâmetro e aproximadamente 7 metros de profundidade, foi descoberto nas terras do agricultor Ari Serro, em Capela de São Pedro, interior do município, na manhã do dia 12 de maio. Uma equipe da Universidade de Passo Fundo (UPF), com um geólogo, um químico e um físico especialista em astronomia, esteve ontem à tarde na propriedade de Serro, para a coleta do material. Mas o grupo ainda não chegou a uma conclusão sobre o que pode ter provocado a abertura o buraco.

O físico Álvaro Becker da Rosa disse que o resultado do estudo deverá estar concluído em uma semana. "Para termos certeza do que realmente aconteceu, temos de fazer várias análises, pois o buraco foi descoberto há 20 dias, o que dificulta conhecer a sua causa exata. A chuva, que foi forte na região, carregou muita terra para o local", disse Rosa.

O professor de geografia e climatologia da UPF Adelmar Ênio Elsing examinou fotos do local e disse ter quase certeza de que o buraco foi aberto por um meteorito. Elsing descartou a possibilidade de que o fenômeno tenha sido causado por um raio, como acreditavam Ari Serro e seus vizinhos mais próximos. "O raio surge da terra e não vai de encontro a ela. Isso é uma crendice popular sem qualquer fundamento científico."

Quedas de meteorito não são tão raros assim, mas, na maioria das vezes, eles se desintegram antes de chegar à Terra. "A temperatura, nesses casos, chega a mais de 2 mil graus Celsius", explicou Elsing.

O material pode ser resultado de explosões solares, choques entre pequenos corpos do espaço cósmico ou pedaços que se desintegraram da cauda de cometas.