Título: Tarso promete 30 mil bolsas antievasão
Autor: Rodrigo Pereira
Fonte: O Estado de São Paulo, 04/06/2005, Nacional, p. A12

O ministro da Educação, Tarso Genro, prometeu 30 mil bolsas em ajuda de custo para o Bolsa Permanência - medida provisória para complementar o Programa Universidade Para Todos (ProUni) -, que deverá ser de 1 salário mínimo, a fim de evitar a evasão em cursos de alta demanda. "É um universo insuficiente (30 mil bolsas), mas para começar é razoável", disse ontem em São Paulo. Ele revelou ter recebido do presidente Luiz Inácio Lula da Silva a promessa de que um pacote com projetos de lei e medidas provisórias voltados para a educação será assinado e implementado no dia 14. O ministro visitou a Universidade Zumbi dos Palmares (Unipalmares) e participou de uma palestra na Fundação Getúlio Vargas (FGV), em São Paulo, para divulgar e discutir a segunda versão do anteprojeto de reforma universitária, lançado na segunda-feira.

Tarso defendeu as ações afirmativas de inclusão social do anteprojeto na Unipalmares. "O Brasil é o segundo país negro do mundo e isso não se reproduz nas instituições de ensino superiores", afirmou. "Fico pasmo quando políticos e intelectuais criticam as políticas afirmativas dizendo que são atrasadas." "É com políticas públicas que se reduzem as fraturas sociais", emendou.

Na FGV o ministro enfocou formas de elevar a qualidade de ensino, tendo o sistema de avaliação como "processo de construção da reforma". Defendeu o convívio harmonioso do lucro com a educação para as instituições privadas e que a reforma visa "acabar com a anarquia concorrencial de mercado do ensino superior". Prometeu analisar todas as críticas para a nova redação do anteprojeto, "exceto algumas apaixonadas, carregadas de questões políticas".