Título: López Obrador busca imagem de moderado
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 04/06/2005, Internacional, p. A18

CIDADE DO MÉXICO Cuauhtémoc Cárdenas, fundador do Partido da Revolução Democrática (PRD), criticou o prefeito da capital mexicana, Andrés Manuel López Obrador, por definir-se recentemente como um político de centro. Os dois disputarão em setembro a candidatura nas eleições presidenciais de 2006 pelo PRD, um partido de esquerda. "Ele (López Obrador) se declarou político de centro e percebo uma certa incongruência que um partido que se definiu como de esquerda apóie um candidato de centro", disse Cárdenas.

Assessores de López Obrador disseram que ele pretende apresentar-se nos próximos meses como um esquerdista supermoderado. Aparentemente ele está procurando afastar os temores de que possa ser um presidente radical e anti-EUA.

De acordo com assessores, López Obrador fará a partir de outubro visitas a quatro países para tentar reverter as acusações de que não tem experiência internacional. Sua primeira viagem será ao Chile, em um claro sinal de que ele quer ser associado ao presidente chileno, Ricardo Lagos, considerado um esquerdista moderado.

López Obrador também pretende visitar o Brasil e a Espanha, dois países com governos de esquerda, mas que têm adotado políticas moderadas.