Título: Já são mais de 1 milhão os japoneses com 90 anos ou mais
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 04/06/2005, Vida&, p. A28

O envelhecimento da população está se tornando cada vez mais preocupante para o Japão. A parcela dos que têm 90 anos de idade ou mais no país asiático superou pela primeira vez, em 2004, a marca de 1 milhão de pessoas, de acordo com informações dadas ontem pelo governo do Japão. Segundo o relatório populacional de 2004, que reflete claramente o envelhecimento do país, 1,016 milhão de pessoas pertenciam no ano passado a essa faixa de idade. Desse crescente grupo de idosos, 23 mil eram centenários.

Um dos dados mais esclarecedores desse processo é mais uma vez o recorde do número de pessoas de 65 anos de idade ou mais, que no ano passado representaram 19,5% da população - 0,5% a mais do que em 2003 -, somando 24,8 milhões de pessoas. A preocupação é grande porque pessoas mais velhas representam para as autoridades mais gastos com aposentadoria e serviços de saúde.

NATALIDADE

Ainda de acordo com o relatório divulgado ontem, a população japonesa vai continuar encolhendo porque as pessoas estão tendo cada vez menos filhos. Em 2004, a taxa de natalidade do Japão no ano passado caiu 1,28 ponto percentual em relação ao ano anterior, um novo recorde pelo quarto ano consecutivo.

Essa queda na taxa de natalidade é fonte de grande preocupação para o governo japonês, que reiterou nesta semana a necessidade de aumentar o número de nascimentos - no ano passado foi de 1.110.835 bebês, outro mínimo sem precedentes.

Ao diminuir o número de mortes, que naquele mesmo ano ultrapassou a marca de 1 milhão de pessoas, para 1.028.708 casos, o aumento natural da população japonesa se situou em 82.127 pessoas.

De acordo com o relatório, "é essencial que o governo crie uma sociedade em que as habilidades, a capacidade e a experiência dos idosos sejam utilizadas para manter a vitalidade do país". O relatório sugere a necessidade de dar oportunidades de trabalho às pessoas em idade de aposentadoria.

BRASIL

No Brasil, em bora a população idosa também esteja aumentando, o número de pessoas com 90 anos ou mais está longe de alcançar o índice de mais de 1 milhão.

De acordo com o último Censo, realizado em 2000 pela Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o País tem 242.992 pessoas com 90 anos idade ou mais - menos de um quarto do número japonês.