Título: CNBB quer barrar mudanças na lei de aborto
Autor: Lisandra Paraguassú
Fonte: O Estado de São Paulo, 04/06/2005, Vida&, p. A30

O secretário-geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), d. Odilo Scherer, disse ontem que a Igreja Católica vai trabalhar para evitar a aprovação de mudanças na legislação sobre o aborto no Brasil, que está sendo analisada pelo governo federal. De acordo com d. Odilo, a CNBB também tentará, caso haja a possibilidade, que seja alterada a legislação que autorizou no País a pesquisa com células-tronco. "Não é da competência da Igreja a formulação de leis, mas, da mesma forma que outros grupos trabalham pela aprovação da lei, nós tentaremos evitar a aprovação. As posições da Igreja Católica são bastante conhecidas", disse o secretário-geral.

A CNBB começou ontem um seminário em Brasília para discutir biotecnologia, pesquisas com embriões e aborto de fetos anencéfalos.

Reconhecidamente contrária a esses temas, a Igreja Católica pretende tirar desse encontro informações para a assembléia-geral da CNBB, em agosto, de onde sairá a posição definitiva sobre os temas. Entre os debatedores e convidados estarão parlamentares como os senadores Marco Maciel (PFL-PE) e Flávio Arns (PT-PR).

De acordo com d. Odilo, a Igreja não quer aparecer como sendo contrária à ciência e concorda com a pesquisa com células-tronco adultas, mas não com as embrionárias. "A nossa convicção é que o embrião é uma vida. Não é lícito suprimir uma vida para salvar outras", afirmou. "Estaremos sempre alertas para, se houver uma possibilidade de mudança na legislação, que se faça."