Título: Em Pernambuco, MST volta a invadir
Autor: Angela Lacerda
Fonte: O Estado de São Paulo, 06/06/2005, Nacional, p. A6

O Movimento dos Sem-Terra (MST) voltou a ocupar terras ontem em Pernambuco, depois da jornada do abril vermelho, que culminou com a marcha nacional em Brasília. Cerca de 60 famílias ocuparam o Engenho São José, no município de Escada, na zona da mata sul, reivindicando também os Engenhos Taperinha e Brilhante. Juntas, as três áreas somam 460 hectares. De acordo com o dirigente da microrregional da mata sul, Antonio Francisco da Silva, conhecido como Motor, as ocupações de ontem eram uma "dívida" do abril vermelho. Ele informou que nesta semana os dirigentes do movimento começam a planejar grandes ocupações em Pernambuco para depois do Congresso Nacional do MST, que se realiza em Brasília de 10 a 14 de julho. "Precisamos fazer grandes ações para pressionar o governo a fazer reforma agrária", justificou ele.

"Além de poucos assentamentos realizados no Estado no governo Lula, os trabalhadores sem-terra querem também condição de vida e de produção." No abril vermelho, foram realizadas cerca de 30 ações no Estado, entre ocupações, reocupações e fechamento de estradas.

Antonio Francisco da Silva acredita que só com muita pressão o governo federal poderá cumprir as promessas de assentar 115 mil famílias neste ano, chegando a cerca de 400 mil no fim do governo. A ocupação de ontem foi pacífica e sem conflitos.