Título: Comissão apura morte de índios
Autor: João Naves de Oliveira
Fonte: O Estado de São Paulo, 09/05/2005, Nacional, p. A7

Técnicos vão a Dourados saber porque morreram 23 crianças

CAMPO GRANDE

As mortes de 23 crianças indígenas da nação guarani-caiová ocorridas este ano por desnutrição em Mato Grosso do Sul serão apuradas a partir de hoje por comissão interministerial nomeada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Coordenada pelo assessor técnico do Planalto, César Álvares, a comissão interministerial chegará hoje a Dourados, levada por um avião da Força Aérea Brasileira. É nessa área, a 220 quilômetros de Campo Grande, no sul do Estado, que começará o trabalho, que não tem data para terminar.

Foram escolhidos para a missão funcionários graduados dos Ministérios da Justiça, do Desenvolvimento Agrário e das Cidades além de secretários nacionais. Está confirmada a chegada dos presidentes da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), Valdi Camarcio Bezerra, da Fundação Nacional do Índio (Funai), Mércio Pereira Gomes, e do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Rolf Hackbart.

A expectativa maior é em relação à presença do Incra, que está incumbido de solucionar o problema da falta de espaço na Reserva Indígena de Dourados - quase 10 mil índios se comprimem em pouco mais de três hectares de área.

Os óbitos foram registrados em aldeias de três municípios de Mato Grosso do Sul, Japorã, Amambaí e Dourados. Mas o maior número de mortes ocorreu em Dourados: 19 óbitos de crianças com idades entre 10 meses e 3 anos, todas com sintomas de subnutrição.

GASTOS

Além de levantar os motivos dessas mortes, a equipe interministerial vai apurar a aplicação de recursos federais, estaduais e municipais, destinados exclusivamente às aldeias indígenas do Estado.

Nas aldeias Bororó e Jaguapiru, por exemplo, algumas das 400 moradias em alvenaria em construção com recursos federais desabaram ou ameaçam ruir, pelo uso de material inadequado. Denúncias de desvio de verbas para as aldeias, tráfico de drogas, desmanche de carros roubados, suicídios e homicídios também fazem parte dos trabalhos da missão.