Título: Dirceu diz só estar preocupado com a Espanha
Autor: Estela Viana e Lidia Neves
Fonte: O Estado de São Paulo, 08/06/2005, Nacional, p. A7

José Dirceu teria motivos suficientes para voltar sua atenção ao que está acontecendo em Brasília, mas não foi o que declarou no último compromisso em Madri. "No momento estou preocupado é com a Espanha", afirmou ao ser questionado sobre a crise política no Brasil. Apesar de manter silêncio com a imprensa brasileira, concedeu uma entrevista ao jornal El País, na qual procurou mostrar que há sintonia no alto escalão do governo. Sem negar as diferenças "naturais", o chefe da Casa Civil disse que está em contato com o ministro da Fazenda, Antonio Palocci, não todos os dias, "mas todas as horas".

O diário espanhol não perguntou diretamente sobre as denúncias de mesadas, dando relevância ao desejo do governo petista de prolongar o seu tempo no poder para conseguir realizar todas as reformas propostas. A respeito do escândalo de corrupção nos Correios, Dirceu criticou a oposição por antecipar a agenda eleitoral e afirmou que vai trabalhar pela reeleição de Lula. "É preciso seis anos de governo para concluir as mudanças que prometemos."

O ministro reforçou o interesse brasileiro nos investimentos em infra-estrutura na reunião que teve ontem com a vice-primeira-ministra Maria Teresa Fernández de la Vega, no Palácio da Moncloa. No encontro, os dois conversaram a respeito da preocupação de ambos em avançar na integração física da América do Sul e do papel que as grandes construtoras podem desempenhar neste aspecto. Dirceu também incentivou os investimentos no turismo no Brasil

Ainda ontem o ministro foi a Portugal e volta ao Brasil amanhã.