Título: Em parceria, governo lança campanha publicitária
Autor: Mariana Caetano
Fonte: O Estado de São Paulo, 08/06/2005, Nacional, p. A7

Em meio à pior crise de imagem do governo, foram ao ar ontem as primeiras inserções publicitárias da segunda fase da campanha "O melhor do Brasil é o brasileiro". Dessa vez o tema é "Bom exemplo: essa moda pega", com peças centradas em saúde, educação, meio ambiente e segurança no trânsito. Trata-se da primeira parceria público privada (PPP) em comunicação, capitaneada pelo Palácio do Planalto e conduzida pela Associação Brasileira de Publicidade (ABP), Associação Brasileira de Agências de Publicidade (Abap) e Federação Nacional das Agências de Publicidade (Fenapro). O titular da Secretaria de Comunicação de Governo (Secom), Luiz Gushiken, não foi ao lançamento, no auditório da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp).

O subsecretário de publicidade da Secom, Caio Barsotti, negou que o governo pretenda usar a campanha para desviar o foco das denúncias de corrupção, mas admitiu que poderá haver um benefício indireto. "A campanha é positiva para a população, o cidadão e o Brasil, e quem está na gestão do Estado, de certa forma, acaba sendo beneficiado por conta da atitude das pessoas", afirmou.

"Talvez precisemos mais de bons exemplos agora", afirmou o presidente da Abap, Dalton Pastore, referindo-se à crise que coincide com o lançamento da campanha. Na primeira etapa, 300 empresas aderiram e bancaram cerca de R$ 100 milhões em mídia gratuita. Agora, os organizadores preferem não estimar o total de parceiros. "Não sei se a adesão vai cair", declarou Pastore.

A atriz mirim Bruna Marquezine, que faz uma menina cega na novela América, da Rede Globo, estrelará a campanha.