Título: MP investiga doador de campanha
Autor: Leonencio Nossa
Fonte: O Estado de São Paulo, 08/06/2005, Nacional, p. A8

O Ministério Público Federal está investigando a relação entre o escritório Daudt Andrade e Castro Advogados Associados, do Rio, e o presidente do PTB, o deputado Roberto Jefferson. O escritório, que está sob suspeita de integrar um suposto esquema de corrupção envolvendo auditores da Receita, é apontado por Jefferson como uma de suas fontes de renda entre 1998 e 2002. A direção da banca de advogados informa que Jefferson apenas prestou um serviço de consultoria criminal e não faz parte do grupo. O escritório aparece na prestação de contas de deputado como um dos doadores de sua campanha eleitoral de 2002, com contribuição de R$ 10 mil. Em dois inquéritos que correm na Procuradoria da República no Distrito Federal - um na área cível, por improbidade administrativa, e outra na criminal -, a banca de advogados é citada pelos procuradores como o escritório que intermediou o pagamento de R$ 2,7 milhões da empresa Eximbiz Comércio Internacional S/A, do Espírito Santo, para a empresa de consultoria Martins Carneiro.

A empresa pertence aos auditores fiscais Paulo Baltazar Carneiro, já aposentado, e Sandro Martins Silva, assessor especial do gabinete do Secretário da Receita atualmente deslocado para o Departamento de Recursos Humanos do órgão até o julgamento de um processo administrativo. A Martins Carneiro é acusada de interferir nas decisões do comando da Receita para a elaboração de procedimentos legais destinados a beneficiar grandes empresas com problemas no Fisco.

AGENDA SUMIDA

As secretárias Vanda Pereira e Sibele Ribeiro, da ECT, confirmaram, em depoimento ontem à Polícia Federal, que a agenda de trabalho do ex-assessor da Diretoria Administrativa, Fernando Godoy, desapareceu da mesa delas no fim de semana, logo após a divulgação do escândalo dos Correios.

Godoy, ao qual estão subordinadas as duas secretárias, foi indiciado anteontem por corrupção passiva e fraude em licitações, acusado de ser um dos operadores do esquema na estatal. Ele disse ter apagado da memória o que havia feito naquele fim de semana.