Título: 'Não vou servir de álibi', diz Miro
Autor: Leonencio Nossa
Fonte: O Estado de São Paulo, 08/06/2005, Nacional, p. A8

O deputado Miro Teixeira (PT-RJ) tranqüilizou o governo, ontem, ao afirmar que não contará na íntegra tudo o que ouviu do deputado Roberto Jefferson, que acusou o PT de pagar uma mesada para deputados do PP e do PL. Miro admite que Jefferson fez revelações ainda mais graves, mas ressalvou que não as revelará porque ele não apresentou provas e, ainda, se recusou a fazer a denúncia publicamente. "Eu não vou servir de álibi para o Roberto Jefferson e vou instá-lo a contar o que sabe", disse Miro. O governo temia que as confidências feitas por Jefferson a Miro acabassem vindo a público, aumentando ainda mais a temperatura política. No aeroporto, Miro foi recebido pelo colega Sigmaringa Seixas (PT-DF). Na conversa, Sigmaringa lhe falou da apreensão do governo.

Mas após longa conversa com o líder do governo, Arlindo Chinaglia (PT-SP), Miro disse aos jornalistas que o aguardavam que novas confidências bombásticas de Jefferson passariam longe do gabinete presidencial. "Dou minha palavra de honra de que essas novas revelações passam muito longe do Planalto e do presidente Lula."

Ao ouvir de Jefferson a denúncia de que o PT estava pagando mesadas a parlamentares da base aliada e de que cenas de corrupção foram por ele testemunhadas, Miro Teixeira disse que o chamou para que revelasse tudo ao presidente. Na versão do petista, Jefferson se recusou a encontrar-se com Lula para dar seu testemunho. Na época, o deputado era ministro das Comunicações. Quando foi líder do governo na Câmara, Miro pediu a Jefferson que fizesse todas as revelações do plenário.

Mais uma vez, porém, o petebista preferiu o silêncio. Agora, Miro Teixeira acredita que, como advogado criminalista que é, Jefferson teria deixado para o fim um pedaço importante e bombástico.

Essas novas denúncias estão repletas de nomes de pessoas conhecidas. E esse tem sido um dos temores do parlamentar petista, já que Jefferson apresentou como prova apenas seu testemunho. Não haveria provas materiais que possam confirmar essas confidências não reveladas.