Título: Jefferson tem provas de que Delúbio pagava mesada, diz aliado
Autor: Leonencio Nossa
Fonte: O Estado de São Paulo, 08/06/2005, Nacional, p. A8

O deputado Nilton Capixada (PTB-RO) afirmou ontem que o presidente de seu partido, deputado Roberto Jefferson (RJ), tem provas de que o tesoureiro do PT, Delúbio Soares, pagava mesada R$ 30 mil para que deputados do PP e do PL votassem conforme o interesse do governo. "Ele falou que o que tem em mãos é muito mais do que se falou", disse Capixaba, depois de conversa com Jefferson. Mais tarde, a assessoria de Jefferson negou que ele tenha provas do pagamento do "mensalão". O presidente do PTB reafirmou ainda seu apoio à "pessoa" do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Em nota divulgada pelo advogado Itapuã Messias, Jefferson disse que Lula é "homem correto", "digno" e "síntese dos sonhos e das esperanças dos brasileiros". O parlamentar confirmou que seu partido é a favor da instalação da CPI dos Correios. "O PTB reitera sua postura ética e seu compromisso com a transparência e com os anseios de toda a sociedade", diz o texto.

A nota veio a público duas horas depois de um encontro de Jefferson com o único ministro do PTB, Walfrido Mares Guia (Turismo), que negou de forma veemente a intenção de pedir demissão, como chegou a ser anunciado. "Hoje (ontem), o senador Fernando Bezerra (PTB-RN) disse que o partido colocava todos os cargos que tem no governo à disposição, mas os cargos sempre estiveram à disposição do presidente", ressaltou o ministro. Mares Guia reconheceu que o quadro político é "difícil e grave".

O ministro reafirmou que o partido vai apoiar a CPI dos Correio. "Todo mundo que tem culpa vai ter um preço a pagar", disse o ministro.

NO POSTO

Fracassou a operação de altos dirigentes do PTB para convencer Jefferson a renunciar ao posto de presidente do partido. Após duas horas de reunião no apartamento Jefferson, o secretário-geral do PTB, deputado Luiz Antonio Fleury (SP), informou, em entrevista, que a permanência ou não do presidente do partido será decidia no dia 17, em reunião do Diretório Nacional, por exigência do Estatuto do PTB.

Do encontro de ontem à noite participaram, além de Fleury e Jefferson, o ministro Mares Guia, o líder do partido na Câmara, deputado José Múcio (PE) e o presidente regional no Paraná, deputado Íris Simões (PTB).