Título: Pesquisadores tentam criar célula-tronco a partir da comum
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 08/06/2005, Vida&, p. A22

Se ao menos as células embrionárias humanas pudessem brotar de novo a partir de algo que não seja um embrião humano, os pesquisadores poderão colhê-las e talvez direcionar seu potencial sem destruir o que alguns consideram uma vida humana. Mas não existe uma coisa como uma célula-tronco isenta de embrião. Ou será que existe? Nos últimos meses, pesquisadores começaram a juntar pistas de que é possível gerar células-tronco embrionárias sem criar ou destruir embriões humanos. A pesquisa ainda está no início. Os cientistas também enfatizam o desejo de ter acesso a embriões humanos por ora. É analisando como a natureza fabrica células-tronco, em embriões com dias de vida, que eles estão aprendendo como fazer células.

Além disso, está se formando um consenso de que as células-tronco embrionárias são feitas e não nascidas - e os embriões não são um ingrediente essencial. Isso significa que os acalorados debates sobre direitos do embrião poderão desaparecer com os avanços técnicos, permitindo aos cientistas converter células comuns em células-tronco. "Isso realmente vai contornar todas as preocupações morais e éticas", disse James Battey, do Instituto Nacional da Saúde de Bethesda, em Maryland, EUA.

Todas as células humanas, sejam tronco ou outras, têm o mesmo suplemento básico de genes. O que diferencia as células-tronco - e o que lhes dá a notável capacidade para proliferarem e se transformarem em qualquer tipo de célula - é o padrão específico de atividade do seus genes.

À medida que as células amadurecem durante o desenvolvimento embrionário e fetal, certos genes são ativados ou desativados. Dependendo do novo padrão de atividade, cada célula se transforma em pele, músculos do coração, nervos ou algum outro tipo de célula especializada.

Agora os cientistas estão explorando métodos para restabelecer as ativações genéticas dentro de várias células às posições que as transformarão em embrionárias de novo. Os dois principais métodos em estudo usam células-tronco embrionárias já existentes para ajudar células comuns a se converterem em células-tronco. Numa técnica lançada pela Advanced Cell Technology em Worcester, Massachusetts, os pesquisadores retiram células únicas de embriões de oito células - tão jovens que ainda não têm células-tronco -, chamada blastômeros. Trabalhando com embriões jovens de rato, a equipe descobriu que os blastômeros simples, quando cultivados em discos com células-tronco embrionárias, podem se tornar o que parece ser células-tronco embrionárias.

Se a técnica for aplicada a seres humanos, uma só célula retirada de um embrião de clínica de reprodução humana com oito células poderá gerar uma linha de células embrionárias auto-reprodutivas sem comprometer as possibilidades do embrião de se tornar um bebê.