Título: Polícia apura ligação de outros atletas com o tráfico
Autor: Marcelo Godoy
Fonte: O Estado de São Paulo, 08/06/2005, Metrópole, p. C1

A polícia vai investigar o envolvimento de outros jogadores de futebol com a quadrilha de Ronaldo Duarte Barsotti de Freitas, o Naldinho, acusado de liderar o maior bando de traficantes de drogas da Baixada Santista. "Não quero antecipar nomes para não fazer injustiças, mas posso dizer que é gente do esporte", disse o delegado Ivaney Cayres de Souza, diretor do Departamento Estadual de Investigações sobre Narcóticos (Denarc).

Hoje à tarde, a polícia deve ir à Duarte Veículos, na Avenida Luiz Inácio de Anhaia Melo, na Vila Prudente, zona leste, apreender mais carros. A loja pertence a Naldinho. "Nosso objetivo é descobrir se os bens são oriundos da lavagem do dinheiro do tráfico", afirmou o delegado Pedro Pórrio, responsável pela investigação que levou o filho de Pelé para a cadeia. Até ontem, 20 carros haviam sido apreendidos pelo Denarc. Em dois deles, policiais acharam cocaína.

A investigação apreendeu também um documento do Primeiro Comando da Capital (PCC), no qual a organização ameaça matar todo integrante que colaborar com a polícia ou denunciar colegas. O documento afirma que, se o "patife fugir", sua "família será decretada", ou seja, será executada em seu lugar. A polícia espera prender outras pessoas do bando. Sete estão foragidas.

O plano inicial era apreender uma grande quantidade de cocaína. "Nossa expectativa era pegar 800 quilos que vinham da Colômbia, mas o carregamento teve um contratempo e não chegou", revelou Ivaney. O Denarc já sabe quem era o responsável por conseguir a droga com os guerrilheiros das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC): o empresário Clovis Ribeiro, o Nai, preso na operação. Também se sabe que ele tinha ligações com o Comando Vermelho, para quem fornecia drogas.

No fim da tarde de ontem, Naldinho, Ademir Carlos de Oliveira, o Pezão, Nai e mais três criminosos foram para um Centro de Detenção Provisória (CDP). Mais uma vez, Naldinho chutou jornalistas, que revidaram. Edinho e os outros detidos ficaram no Denarc.