Título: 'Reconheço a situação de viciado e peço ajuda'
Autor: Marcelo Godoy
Fonte: O Estado de São Paulo, 08/06/2005, Metrópole, p. C1

A seguir, veja a íntegra da carta na qual o ex-jogador Edinho admitiu ser dependente químico. Ela foi lida ontem à tarde pelo advogado Sidney Gonçalves durante entrevista concedida ao lado do pai de Edinho, Pelé, na sede do Departamento Estadual de Investigações sobre Narcóticos (Denarc): "Inicialmente, gostaria que esse meu desabafo servisse de exemplo para que os jovens não trilhassem o caminho que trilhei.

Motivado pela curiosidade, desde tempos atrás, mais precisamente após ter deixado o futebol profissional, tornei-me um dependente químico, utilizando-me de maconha.

Cada vez mais, tornei-me outra pessoa daquela que todos conheciam. Não tinha disposição ou controle dos meus pensamentos, tudo na busca de satisfação na droga - maconha. Nem mesmo meus familiares - pai, mãe, esposa e dois filhos pequenos - foram suficientes para que meu vício pudesse ser abandonado.

Assim, nesse convívio, acabei conhecendo pessoas que chegavam a oferecer-me drogas - às vezes gratuitamente, em troca simplesmente de minha companhia e amizade.

Outras vezes, para impressionar os meus 'novos amigos', contava vantagens irreais, tudo motivado pelo consumo da droga.

Hoje, no fundo do poço, percebo o quão errado e danoso é o caminho das drogas e, humildemente, reconheço a minha situação de viciado e peço ajuda.

Que todos que me amam, meus familiares e fãs, me perdoem por ter, em algum momento, deixado de ser um bom exemplo.

Obrigado."