Título: O Rei Pelé chora pelo filho preso
Autor: Marcelo Godoy
Fonte: O Estado de São Paulo, 08/06/2005, Metrópole, p. C1

O pai não conseguiu conversar com o filho. Chorou e abraçou-o. Era o reencontro de Pelé com Edson Cholbi do Nascimento, o Edinho. O ex-goleiro do Santos pediu perdão ao Rei do Futebol. "Queria que você me perdoasse. Você não tem culpa." Edinho começou a chorar e o pai respondeu: "Vamos tentar lhe ajudar. É mais uma tarefa que Deus pôs na minha mão. Nós vamos sair juntos dessa." Horas depois, Pelé chorou duas vezes numa entrevista coletiva na qual falou abertamente sobre o drama vivido pela família. Preso na segunda-feira sob a acusação de associação para o tráfico, Edinho, de 34 anos, admitiu ontem usar drogas e ter mantido contatos com traficantes na "esperança de conseguir alimentar o vício". Um desses traficantes, Ronaldo Duarte Barsotti de Freitas, de 33, o Naldinho, é acusado de liderar uma das maiores quadrilhas paulistas, investigada por oito meses na Operação Indra do Departamento Estadual de Investigações sobre Narcóticos (Denarc).

Triste e desconcertado depois do encontro com o filho, na sala do diretor do Denarc, Ivaney Cayres de Souza, Pelé entrou no auditório do departamento à tarde e se espantou com a quantidade de jornalistas. "Da mesma foram que vocês foram surpreendidos pela notícia, eu fui também como pai", disse. "Nós, da família, jamais poderíamos pensar que ele havia se envolvido com pessoas assim."

Jurado de morte pelo Primeiro Comando da Capital (PCC), Naldinho foi preso em São Bernardo. Na investigação, os policiais fizeram escutas telefônicas em cerca de 100 linhas e gravaram conversas dele com Edinho. "Jamais poderia imaginar que um filho de um amigo, o Pitico, que jogou no Santos comigo, estava junto nisso", disse Pelé.

Pitico foi reserva de Clodoaldo nos anos 70 no Santos e também jogou no Cosmos de Nova York com o Rei. Recentemente os dois se encontraram na inauguração de um busto de Pelé em Juquiá, no Vale do Ribeira - onde o ex-craque tem um sítio. "Pitico esteve lá com o filho e a mãe dele. Como eu ia saber que era a pessoa que já estava envolvida no tráfico dessa maneira?"

Pelé disse ainda não saber se Edinho era de fato amigo do traficante, mas contou que nos últimos cinco meses houve duas ocasiões em que estava em seu sítio com Pitico e o filho apareceu com Naldinho. O traficante chegou a andar de helicóptero com Pelé. "Pra mim era o filho do Pitico que estava ali", afirmou - ele disse não saber o que o filho conversou com Naldinho em telefonemas grampeados.

O pai disse que nunca desconfiou que o filho usasse droga, até porque Edinho é muito ligado às duas filhas. "Infelizmente, talvez, trabalhei demais e não percebi que dentro de casa estava acontecendo isso. Não me sinto culpado. Porque dei todo carinho, todo apoio."

A Operação Indra, na qual houve 52 detidos, levou até ontem 13 pessoas para a prisão. Sete foragidos foram indiciados por tráfico, lavagem de dinheiro e associação para o tráfico - crime cuja pena varia de 3 a 10 anos de prisão. "É muito triste passar por isso", disse Pelé antes de se levantar e deixar o Denarc.