Título: PF acha a maior rede de pedofilia
Autor: Felipe Werneck
Fonte: O Estado de São Paulo, 08/06/2005, Metrópole, p. C5

Professor de artes marciais formado em engenharia pela Universidade Federal Fluminense (UFF), Anderson Luís Juliano Borges Costa, de 33 anos, foi preso ontem pela Polícia Federal (PF) em Volta Redonda, no sul do Estado, acusado de abusar sexualmente de pelo menos 20 crianças. Costa foi detido na casa dos pais, no bairro de classe média alta Jardim Belvedere, onde a PF já havia apreendido em dezembro cerca de 280 mil fotos de pornografia infantil e arquivos de filmes eróticos com crianças, alguns supostamente filmados pelo acusado. Ontem foram encontradas fantasias de diabo, uma espada de He-Man e outros adereços possivelmente usados pelas vítimas nas fotos e filmagens.

A prisão de ontem faz parte da Operação Anjo da Guarda, realizada em nove Estados e considerada a maior já feita no País contra pedofilia. A PF chegou a Costa por meio de uma fotografia enviada pela polícia da Espanha, apreendida numa grande operação de combate à pedofilia em novembro de 2001. Na foto, o acusado aparecia ao lado de uma criança, e ao fundo havia uma placa que identificava a cidade de Volta Redonda.

"O advogado deve alegar que ele é doente, mas homem que gosta de mulher gorda é doente, ladrão é? Ele não é, tem um desvio de conduta, gosta de criança, é um criminoso e acreditava na impunidade", afirmou o delegado Ronaldo Menezes, chefe do Núcleo de Operações da PF.

Ele comandou a ação no Rio e é responsável pela investigação iniciada há nove meses. "O que encontramos é um iceberg." Um perito, que conversou com Costa na viagem de Volta Redonda para o Rio, disse que ele afirmou que não fazia sexo com crianças, elas é que faziam com ele, na maioria das vezes fantasiadas. "Ele disse informalmente que as imagens eram para deleite pessoal ", disse Menezes.

A PF monitorava os e-mails do acusado, que teve o sigilo quebrado pela Justiça. As fotos sugerem que ele pratica atos sexuais com garotos menores de 14 anos, segundo Menezes.

Costa aparece sempre sozinho com as crianças. Como o inquérito está sob segredo de Justiça para preservar a identidade das vítimas, nenhuma imagem foi mostrada pela PF. "Tenho certeza de que muitas foram feitas no quarto onde ele mora, na casa dos pais."

PERÍCIA

O delegado havia cumprido mandado de busca e apreensão na casa do acusado em dezembro, quando foram apreendidos 166 CDs e dois computadores. Entre as 280 mil fotos, havia até atos libidinosos com bebês. Apenas 33 mil foram periciadas pelo Instituto Nacional de Criminalística até agora, mas foi suficiente para pedir sua prisão.

O acervo é considerado o maior já apreendido com uma pessoa no País. Além do abuso sexual, Costa é acusado de produzir filmes e fotos de atos sexuais com menores e distribuir e trocar imagens pela internet no exterior. "Já sabemos que há uma rede internacional, porque comprovamos o envio e o recebimento de fotos da Espanha. Agora vamos apurar se há uma rede nacional", disse o delegado.

Costa afirmou que só falaria na presença de um advogado. Seu depoimento começou ontem à tarde e não havia acabado até o início da noite.

Faixa preta, o engenheiro é dono de uma academia. No quarto em que morava na casa dos pais, dois computadores foram apreendidos. O delegado agora precisa identificar as crianças e chegar aos pais delas, para que formalizem denúncia do crime - sem divulgar as fotos.

Caso contrário, Costa será solto - há contra ele uma prisão temporária sob acusação de atentado violento ao pudor, que dura 30 dias, podendo ser renovada por mais 30. "Já temos duas famílias para serem visitadas. Essa é a parte mais difícil."

O engenheiro vai responder por atentado violento ao pudor (artigo 214 do Código Penal) e por ter produzido, distribuído e trocado fotos e filmes (artigo 241 do Estatuto da Criança e do Adolescente), crimes hediondos pelos quais poderá ser condenado a até 10 anos de prisão para cada criança violentada.