Título: 'Caçador de sonegadores' substitui Leão na Receita
Autor: Guilherme Evelin
Fonte: O Estado de São Paulo, 07/06/2005, Nacional, p. A11

As investigações internas da Receita Federal sobre desvios praticados por fiscais e técnicos estão, desde ontem, sob nova direção. O ministro da Fazenda, Antonio Palocci, nomeou o auditor Marcos Rodrigues de Mello corregedor-geral em substituição a Moacir Leão, cujo mandato expirou no último domingo. Conhecido como "caçador de sonegadores", Rodrigues de Mello conduzia a Delegacia da Receita Federal de Bauru (SP) até o fim da semana passada e notabilizou-se por ter iniciado as investigações sobre reitor da Universidade de Marília, Márcio Mesquita Serva, por sonegação. Serva foi condenado a 10 anos e 6 meses de prisão em abril passado.

Ontem, a assessoria de imprensa da Receita insistiu em esclarecer que a mudança na Corregedoria "se deu em um quadro de normalidade" e que será mantida a independência desse órgão na investigação de práticas de desvio de conduta de servidores do Fisco e sua atuação "forte e transparente". Com isso, tentou reforçar a versão de que a mudança na Corregedoria não estava sustentada em disputas políticas internas no Fisco, mas no fato concreto do fim do mandato de Leão.

Moacir Leão envolveu-se em uma disputa de poder com o secretário da Receita Federal, Jorge Rachid, em 2003. Antes de deixar o cargo, entregou para o Ministério Público um conjunto de informações que levanta suspeitas sobre o funcionamento de um esquema de "alívio tributário" operado por ex-integrantes da cúpula da Receita que abriram um escritório de consultoria.

O novo corregedor ingressou nos quadros da Receita em 1993 e, desde então, seguiu uma carreira considerada brilhante. Nesses 12 anos, foi delegado da Receita Federal em Marília e em Bauru e delegado de Julgamento e de Fiscalização em São Paulo.