Título: Venezuela ensinará civis de pertrolífera a usar caminhões
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 07/06/2005, Internacional, p. A14

Funcionários civis da estatal Petróleos da Venezuela S. A. (PDVSA) participarão de um exercício conjunto com soldados do Exército. Eles serão treinados para o manejo de armas de artilharia antiaérea e lançadores de foguetes antitanque, segundo informou o comandante do Exército, general Raúl Baduel. Os trabalhadores da PDVSA serão treinados também na manutenção de equipamentos militares. Baduel disse que a manobra envolverá entre 4.500 e 5 mil militares e "um numeroso grupo de civis". O programa de treinamento começa quinta-feira e se estenderá até domingo em Cojedes e Carabobo, no centro-norte do país. "Será um exercício de grande magnitude, para dar aos trabalhadores um contato com disparo de projéteis antitanques e antiaéreos. Os exercícios ocorrerão paralelamente a manobras militares no leste do país e serão seguidos por simulações de guerra não convencional alguns dias depois.

Há poucas semanas, o governo do presidente Hugo Chávez instituiu uma força de defesa civil que pretende recrutar cerca de 2 milhões de voluntários para resistir a uma eventual intervenção estrangeira.

O governo venezuelano disse temer que os EUA estejam planejando invadir seu território. Os EUA, por sua vez, manifestaram preocupação com uma recente aquisição de armas pela Venezuela, que comprou helicópteros e 100 mil fuzis da Rússia, assim como aviões e navios de patrulha da Espanha.