Título: Professor que chamou aluna de gorda tem de indenizá-la
Autor: Roberta Pennafort
Fonte: O Estado de São Paulo, 07/06/2005, Vida &, p. A17

O advogado e professor de direito civil da Universidade Estácio de Sá Hércules Egídio Dias Aghiarian foi condenado pelo Tribunal de Justiça do Rio a pagar R$ 3 mil a Rosiane dos Santos Santiago Rocha, a quem chamou de "gorda" numa aula. Ele alega que não a ofendeu. Rosiane, que está terminando o curso, saiu da sala para beber água e deixou um gravador ligado para não perder a explicação de Aghiarian. O professor perguntou aos alunos de quem era o aparelho e, quando soube que era dela, a xingou. Só que tudo foi gravado.

"Ele disse que ela já era gorda e ficaria mais ainda se comesse muito", explicou o advogado de Rosiane, Jorge Luiz da Costa Habib. "Quando voltou à sala, todos caíram na gargalhada e ela ficou sem entender. Depois, em casa, ouviu a fita e o escárnio do professor", contou. Aghiarian ainda chegou a sugerir que Rosiane apagasse a fita porque senão ele teria de indenizá-la.

O advogado do professor, Eduardo Rozenszajn, negou que tenha havido constrangimento. "Se foi feita essa afirmação (de que ela é gorda), não foi com o intuito de ofender. O TJ entendeu isso, tanto que baixou o valor da indenização", disse. Ele ainda não decidiu se vai recorrer.