Título: CPI do Mensalão já tem assinaturas
Autor: Gilse Guedes
Fonte: O Estado de São Paulo, 09/06/2005, Nacional, p. A5

A oposição já reuniu o número de assinaturas necessárias para apresentar no Senado o requerimento de criação da CPI do Mensalão para investigar suposto esquema de pagamento de mesada a congressistas. Até as 18 horas de ontem, foram recolhidas 27 assinaturas, mas a expectativa da oposição era conseguir 35 nomes em apoio à CPI. O novo pedido de investigação parlamentar deverá ser protocolado hoje, caso a base aliada manobre para impedir que a oposição ocupe a vaga de relator da CPI dos Correios ou boicote a sessão inaugural da comissão para atrasar os trabalhos. O requerimento da CPI do Mensalão é a carta na manga da oposição, como forma de pressão para que o governo desista de qualquer manobra para sufocar a CPI dos Correios. Segundo o líder do PFL no Senado, José Agripino (RN), com o requerimento, a oposição conta com um trunfo e vai mostrar à base aliada que o Palácio do Planalto só tem a perder se trabalhar para abafar a dos Correios.

A bancada do PT iria se reunir na noite de ontem para discutir a proposta da CPI do Mensalão. Tão logo foi anunciado que PSDB e PFL já tinham número suficiente para protocolar o pedido de CPI, o senador Eduardo Suplicy (PT-SP) informou que iria propor ao PT que apoiasse a criação dessa comissão. Mas, para o líder do PT, Delcídio Amaral (MS), o Senado não é a casa legislativa mais adequada para apurar o caso, já que as denúncias envolvem deputados, e não senadores. "Como é que o Senado vai investigar deputados? Isso não tem cabimento."

O senador Demóstenes Torres (PFL-GO) avaliou que não há nenhum problema para que o Senado inicie as investigações: "O Senado tem poderes para investigar qualquer ato criminoso." Agripino explicou que a oposição na Câmara também está reunindo assinaturas para que seja possível abrir CPI do Mensalão de caráter misto, com a participação de deputados e senadores. Segundo Agripino, se o requerimento obtiver o apoio de mais de 171 deputados, o número mínimo necessário, a saída mais provável será abertura de uma CPI mista.

Até o início da noite, dois senadores do PMDB tinham assinado o requerimento de CPI do Mensalão.Além de dois senadores do PDT, o restante dos senadores que assinaram o pedido pertence ao PSDB e ao PFL.