Título: Conselho de Ética chama parlamentar para depor
Autor: Leonencio Nossa
Fonte: O Estado de São Paulo, 09/06/2005, Nacional, p. A7

O Conselho de Ética da Câmara espera para a próxima semana o depoimento do presidente do PTB, deputado Roberto Jefferson (RJ), que denunciou o suposto esquema de mensalão. Ontem o conselho oficializou Jefferson a apresentar sua defesa e o convidou a comparecer para prestar esclarecimentos. O secretário-geral do PTB, deputado Luiz Antonio Fleury Filho (SP), afirmou que Jefferson aceitará o convite e irá prestar esclarecimentos.

O presidente do Conselho de Ética, deputado Ricardo Izar (PTB-SP), afirmou que todas as pessoas citadas por Jefferson deverão ser chamadas para depor. "Se o Palocci (ministro da Fazenda, Antonio Palocci) será convidado, vai depender dos integrantes do conselho", afirmou Izar, informando que na reunião de hoje serão definidas as pessoas que serão chamadas. A disposição de Izar é dar ritmo sumário ao processo. Ele indicou o deputado Jairo Carneiro (PFL-BA) como relator. Izar quer concluir o processo em 40 dias.

Paralelamente, o corregedor da Câmara, Ciro Nogueira (PP-PI), instalou ontem a comissão de sindicância criada pelo presidente da Câmara, Severino Cavalcanti (PP-PE), com o mesmo objetivo de investigar as denúncias de Jefferson, indicando o deputado Robson Tuma (PFL-SP) como relator. O trabalho da comissão será atropelado pelo conselho, já que a corregedoria analisa preliminarmente a denúncia para, depois da concordância da Mesa, encaminhar as conclusões ao Conselho de Ética. No pedido de cassação de Jefferson, essa etapa é dispensável porque a representação foi de um partido, o PL.