Título: Petebista garante que Jefferson tem provas contra o PT
Autor: Leonencio Nossa
Fonte: O Estado de São Paulo, 09/06/2005, Nacional, p. A7

Líder do PTB admite ter sido assediado pelo PT e afirma que

presidente do partido vai reiterar denúncia na Comissão de Ética. O líder do PTB na Câmara, deputado José Múcio Monteiro (PE), quebrou o silêncio e reiterou que o presidente do partido, Roberto Jefferson, tem mesmo provas de que o PT pagava "mensalões" a parlamentares do PP e do PL. "Jefferson vai reiterar tudo o que disse na Comissão de Ética da Câmara, no Supremo Tribunal Federal e nas CPIs", disse. "Ele não é homem de meias-palavras e quer depor o mais rápido possível." Ao chegar à quadra onde Jefferson mora, em Brasília, Múcio não negou ter recebido do tesoureiro do PT, Delúbio Soares, proposta de receber R$ 30 mil por mês para apoiar o governo. "Mas não foi assim, foi diferente", disse, referindo-se à versão dada anteriormente por Jefferson, sem dar mais detalhes. "Vou esclarecer isso mais tarde." Na entrevista, José Múcio disse que estava presente nas duas ocasiões em que Jefferson teria relatado a denúncia de corrupção ao presidente Lula. "Ele (Lula) ficou extremamente constrangido e disse: precisamos ver isso", relatou Múcio. O deputado contou ainda que ouviu Jefferson relatar a história para o deputado Miro Teixeira (PDT-RJ).

Até ontem, Jefferson não escondia o desapontamento com o silêncio do companheiro de partido, "um medroso". Já Múcio negou que estivesse magoado com o fato de Jefferson ter dito que ele, Múcio, também sabia do esquema de corrupção.

"A gente tem de compreender o momento que ele está vivendo", disse Múcio. "Jefferson tem o respeito e o apoio da bancada." Múcio ponderou que, numa bancada de 47 deputados, não é possível decisões unânimes, especialmente na questão do afastamento de Jefferson. "Ele (Jefferson) disse que tem provas e tudo. Homem tranqüilo e sereno, não faria isso sem ter provas." Quanto à relação entre o governo e o PTB, Múcio disse que o partido apóia o Planalto, inclusive na instalação da CPI dos Correios.