Título: Exxon teria influenciado o não a Kyoto
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 09/06/2005, Vida&, p. A20

ACUSAÇÃO: Documentos obtidos pela ONG Greenpeace no Departamento de Estado americano indicam que a decisão de o presidente George W. Bush não ratificar o Protocolo de Kyoto foi influenciada por uma pressão exercida pela companhia petrolífera ExxonMobil, a maior do mundo, avaliada em cerca de US$ 379 bilhões no começo deste ano. Entre os documentos estão agradecimentos assinados pela subsecretária Paula Dobriansky aos executivos da empresa por seu "ativo envolvimento" na formulação de uma política sobre as mudanças climáticas, além de pedir orientações sobre o que achavam aceitável. A Exxon nega envolvimento.

"O presidente Bush disse ao primeiro-ministro britânico, Tony Blair, que estava preocupado com as mudanças climáticas, mas estes documentos a que tivemos acesso revelam a verdade. A política na Casa Branca está sendo feita pela mais poderosa empresa de petróleo do mundo. A política voltada ao clima desta administração é uma ameaça à humanidade", disse Stephen Tindale, diretor executivo do Greenpeace, anteontem à noite, em Londres.

O Protocolo de Kyoto prevê redução da emissão de gases do efeito estufa e entrou em vigor em fevereiro, depois de ser ratificado pela Rússia, em novembro do ano passado.