Título: IGP-DI tem deflação de 0,25% em maio
Autor: Alessandra Saraiva
Fonte: O Estado de São Paulo, 09/06/2005, Economia, p. B3

A inflação medida pelo Índice Geral de Preços - Disponibilidade Interna (IGP-DI) despencou em maio, com deflação de 0,25%, menos da metade da taxa de abril (0,51%). Quedas intensas no atacado, de preços dos produtos agrícolas (2,76%) e industriais (0,38%), levaram ao resultado, o menor em 23 meses. "No atacado, podemos falar que houve queda de preços generalizada", disse o coordenador de Análises Econômicas da Fundação Getúlio Vargas (FGV), Salomão Quadros. Esse recuo fez com que o Índice de Preços por Atacado - Disponibilidade Interna (IPA-DI) também atingisse o menor resultado de quase dois anos, com queda de 0,98% em maio, ante alta de 0,33% em abril. "A queda dos agrícolas no atacado foi a mais intensa desde maio de 2003; já os preços dos produtos industriais tiveram o menor resultado desde julho de 2003", complementou Quadros.

O analista considerou que o setor agrícola está sendo beneficiado pela melhor oferta de alguns produtos importantes, como soja e trigo, que apresentaram quedas de preços de 5,56% e de 6,32%, respectivamente. Já o setor industrial foi influenciado pela valorização cambial, que tem reduzido preços em segmentos de peso, como combustíveis e aço. "Os preços de ferro, aço e derivados no atacado registraram em maio queda de 0,63%, a menor taxa desde julho de 2003", acrescentou.

Para a analista da consultoria Tendências, Marcela Prada, a queda dos preços no atacado deve influenciar o Índice de Preços ao Consumidor (IPC) nos próximos meses. "Ou seja, a inflação ao consumidor deve recuar bem nos próximos resultados." Mas, no cenário de inflação em maio, os preços para o consumidor continuam em nível elevado. O núcleo da inflação do varejo, no qual são excluídas as principais quedas e altas de preços, subiu 0,73% em maio, ante 0,65% em abril - o maior desde junho de 2003. Quadros admitiu que, em maio, houve disseminação de altas de preços no varejo. "A tendência é que o núcleo venha a cair nos próximos meses."

Ele observou que o Índice de Preços ao Consumidor - Disponibilidade Interna (IPC-DI) foi de 0,79% em maio, ante 0,88% em abril. "A desaceleração no IPC já começou, e tudo indica que vai se intensificar", disse Parada, ressaltando que os preços no atacado estão em queda. Em maio, os recuos de preços em Alimentação (de 1,22% para 1,01%) e Transportes (de 1,39% para 0,31%) levaram à menor taxa do IPC-DI.

Já o Índice Nacional do Custo da Construção - Disponibilidade Interna (INCC-DI) subiu para 2,09% em maio, ante 0,72% em abril, o maior resultado desde maio de 2003, por causa da alta nos preços de mão-de-obra (4,14%). O IGP-DI tem altas de 1,99% no ano e de 8,36% em 12 meses.

TELEFONIA

A taxa acumulada de 12 meses do IGP-DI até maio, de 8,36%, pode ser o índice de reajuste de telefonia fixa. "Não estou querendo entrar no mérito se o IGP-DI será mesmo usado para o reajustar a telefonia fixa. Mas, se for, será essa taxa acumulada de maio que servirá como indexador", afirmou Quadros.