Título: Uso contra trombose foi um sucesso, afirma médico
Autor: Karine Rodrigues e Biaggio Talento
Fonte: O Estado de São Paulo, 11/06/2005, Vida&, p. A24

ESPERANÇA: O cirurgião vascular José Dalmo de Araújo, do Instituto de Moléstias Cardiovasculares de São José do Rio Preto (SP), disse ontem que o primeiro implante de células-tronco feito em pacientes com trombose no País pode ser considerado um sucesso e, por isso, outros pacientes devem passar pelo mesmo procedimento já nas próximas semanas. O médico, responsável pelo implante, afirmou ainda que, em sua opinião, é possível dizer que a perna do agente tributário Ramão Torres Martins foi salva e está praticamente livre de ser amputada. Martins, de 49 anos, passou pelo implante em 11 de maio, como última alternativa para evitar a amputação.

Portador de trombose arterial na perna esquerda (formação de um coágulo de sangue em um vaso sanguíneo e sua posterior inflamação), ele tinha passado por todos os tratamentos convencionais, que indicaram a amputação como única solução. Antes de receber o implante celular, Martins tinha 90% de chances de ter a perna amputada. Hoje, há mais de 90% de chances de não perdê-la.

Martins passou ontem pelo último exame, de arteriografia, e hoje deverá ser liberado para voltar para casa, em Campo Grande (MS). Ontem, recebeu um padre e orou com a família. "Agora volto para casa mais animado, mais esperançoso, sem as fortes dores. Para quem chegou aqui desesperado, isso é um grande avanço."