Título: Queima de gás natural foi 170% maior em abril
Autor: Agnaldo Brito
Fonte: O Estado de São Paulo, 11/06/2005, Economia, p. B6

A Petrobrás aumentou a queima de gás natural em abril, que subiu para 9,4 milhões de metros cúbicos (m3) diários, segundo dados da Agência Nacional do Petróleo (ANP). Esse volume representa aumento de 170% em relação a abril do ano passado e está associado ao aumento da produção de petróleo na Bacia de Campos e a problemas na exploração do gás em Urucu, no Amazonas. É o segundo maior volume de queima já registrado no País. Segundo a ANP, só em fevereiro de 2001 esse volume era maior, atingindo 9,6 milhões de m3 diários. No fim do ano passado, a média diária de queima oscilou entre 4 e 5 milhões de m3 diários. Em março passado, o nível havia subido, atingindo 7,6 milhões de m3.

A média diária desperdiçada em abril corresponde a mais de um terço do gás natural que o Brasil está "puxando" da Bolívia, em torno de 24 milhões de m3. A capacidade máxima do gasoduto é de 30 milhões de m3, mas aquele nível evita que a Petrobrás tenha prejuízo no transporte. Por causa do contrato para a construção do gasoduto, a estatal se comprometeu a pagar o equivalente a 24 milhões de m3, mesmo que "puxe"menos ("ship or pay"). Com o rápido crescimento do gás natural no Brasil nos últimos anos, técnicos da Petrobrás já analisavam a possibilidade de até duplicar o gasoduto, projeto que agora está em "banho-maria".

No Brasil, a produção de petróleo está associada à extração do gás natural, e a Petrobrás ativou duas megaplataformas (P-43 e P-48) no início do ano para o aumentar a produção na Bacia de Campos. No caso de Urucu, problemas em válvulas de bombeamento estariam dificultando a reinjeção do gás. Por causa da falta de gasoduto para escoar a produção, parte do gás natural de Urucu é reinjetado e outra parte transformado em GLP, com uma parte sendo queimada. O mesmo ocorre com o gás natural na Bacia de Campos, que só poderá ser aproveitado plenamente após a construção de dutos ou sistemas de transferências para o continente. Na quinta-feira, a Petrobrás anunciou que a plataforma P-47 deverá começar a aproveitar parte desse gás a partir da semana que vem.