Título: Protesto adota slogan 'queremos mensalão'
Autor: Denise Madue¿o, Leonêncio Nossa
Fonte: O Estado de São Paulo, 10/06/2005, Nacional, p. A7

Cinqüenta lideranças sindicais, empresariais e do comércio fizeram ontem em São Paulo o maior protesto contra a corrupção desde que Roberto Jefferson denunciou o homem das finanças do PT, Delúbio Soares, como operador do suposto esquema do mensalão no Congresso. O ato ocorreu na sede da Ordem dos Advogados do Brasil, que deflagrou vigília cívica e divulgou manifesto cobrando "a apuração de fatos tão graves". O documento será levado terça-feira aos presidentes do Senado, Renan Calheiros, e da Câmara, Severino Cavalcanti. O ato, que também reuniu estudantes com nariz de palhaço, foi executado ao ritmo de "ão, ão, ão, queremos mensalão", "ada, ada, ada, também queremos mesada" e "fora Lula". Foram estendidas faixas com os dizeres "Mensalão para poucos, R$ 30 mil; mensalinho para muitos, R$ 300" e "PT, Partido do Trintão". Luiz Flávio Borges D'Urso, presidente da OAB paulista, advertiu que a crise põe em risco as instituições. "Não é bom para o Brasil, pode trazer turbulência para a economia, desassossego na sociedade."

O advogado alertou que a frente de entidades da sociedade civil poderá reagir a "eventuais desvios" na apuração. "Se isso acontecer, vamos à Justiça." O presidente da Força Sindical, Paulinho Pereira da Silva, anunciou que a frente vai ao ministro da Justiça, Marcio Thomaz Bastos, pedir proteção a Jefferson. "O Brasil tem uma história que todos aqueles que denunciaram corrupção foram assassinados, desde Getúlio Vargas, passando pelo Collor, e em Santo André quem falou sobre o caso Celso Daniel acabou morto." Ele chamou o deputado do PTB de "arquivo vivo".

"Devemos lutar para que a democracia não seja aniquilada por alguns políticos mau caráter", pregou d. José Simão, da Arquidiocese de São Paulo, que representou a CNBB no protesto. "Que o governo Lula deixe que aconteçam as CPIs dos Correios e do Mensalão. A corrupção agride a esperança do povo, e quando isso acontece no seio de um governo popular todos ficamos preocupados, em quem confiar? Se é um governo honesto, transparente, que trabalha com lisura, deve ter coragem. O povo está decepcionado. Há um espírito de corrupção na Nação brasileira. O governo Lula não pode trair o povo nesse momento de grande desafio."