Título: Parlamentares esperam mais um 'tsunami'
Autor: Denise Madue¿o, Leonêncio Nossa
Fonte: O Estado de São Paulo, 10/06/2005, Nacional, p. A7

O Senado e a Câmara se preparam para atravessar "um tsunami político, que pode abalar os alicerces da República", disseram parlamentares consultados ontem pelo Estado. O abalo será causado, acrescentaram, pelo depoimento que o presidente do PTB, Roberto Jefferson (RJ), vai prestar terça-feira ao Conselho de Ética. Uma das fontes ouvidas pelo Estado disse que o primeiro gesto de Jefferson será entregar ao Conselho de Ética da Câmara a sua carteira de deputado federal, a fim de mostrar que seu depoimento não terá o objetivo de salvar-lhe o mandato. "Acredito", disse a fonte, "que ele pensa em fazer algo enfático, que não deixe dúvidas, ainda que para isso tenha de se comportar como num show."

O que Jefferson promete, segundo interlocutores que privam da sua intimidade, são revelações "mais estarrecedoras que aqueles feitas em entrevista no início da semana". Para um senador, o conteúdo dessas revelações poderá ser tão forte como o tsunami que no final do ano passado devastou regiões da Ásia.

"Se for mesmo isso que estão dizendo, podemos imaginar que será algo inédito na história da democracia", raciocinou um senador, sem esconder a perplexidade. Nos debates no plenário do Senado desde a publicação da entrevista de Jefferson, o diagnóstico é de que se ele tiver mesmo provas do que falou, o País estará diante de um caso de suborno do Legislativo pelo Executivo inédito na história das democracias modernas.

O operador do mensalão seria, conforme Jefferson, o tesoureiro do PT, Delúbio Soares. Deputados e senadores falavam do assunto com jornalistas mas evitavam assumir a denúncia alegando falta de provas. Acreditavam até que seria impossível comprovar um suborno que seria, segundo essas especulações, pago em moeda corrente, que chegava ao Congresso em maletas recheadas de cédulas.

Se esta denúncia ficar comprovada no depoimento de Jefferson, o efeito poderá ser mesmo o de um tsunami a lançar o País num período incerto de instabilidade política. Jefferson diz ter advertido o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sobre o suborno. O Palácio do Planalto não nega o diálogo, que teve testemunhas, mas alega que o deputado teria mencionado o caso "de modo genérico".