Título: Jefferson diz que vai depor e confirmar tudo na terça
Autor: Denise Madue¿o, Leonêncio Nossa
Fonte: O Estado de São Paulo, 10/06/2005, Nacional, p. A7

PFL pede proteção policial para presidente do PTB; na sessão do Conselho de Ética será votada a convocação dos ministros Aldo Rebelo e Ciro Gomes, e do tesoureiro do PT . O deputado Roberto Jefferson antecipou ontem, por escrito, que comparecerá ao depoimento marcado para terça-feira no Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara, e que confirmará integralmente as denúncias sobre a existência do "mensalão" que seria pago pelo PT a deputados da base aliada. Ontem o PFL pediu que o Ministério da Justiça dê proteção da Polícia Federal a Jefferson. O partido acha que, como testemunha-chave do escândalo, ele corre risco de vida. Ainda ontem, o presidente nacional do PL, deputado Valdemar Costa Neto (SP), protocolou queixa-crime no Supremo Tribunal Federal (STF) contra Jefferson por injúria, calúnia e difamação.

Jefferson, que continua recluso em seu apartamento, usou ontem quatro parlamentares do PTB que o visitaram para passar recados. Tratou de rechaçar a especulação de que tem 52 fitas com gravações capazes de comprometer o governo.

"Ele não é araponga. Quem faz gravação é canalha e bandido", disse o deputado Filemon Rodrigues (PTB-PB), que citou cinco vezes o empresário Carlinhos Cachoeira, protagonista do caso Waldomiro Diniz - o que foi interpretado como mensagem cifrada para o governo.

Os parlamentares informaram que, embora não tenha gravações, ele comprovará suas denúncias. "Só posso dizer que ele não tem fitas. Quais são as provas, só ele pode dizer", contou o líder do PTB na Câmara, José Múcio (PE). Jefferson manifestou mágoa especial em relação ao ministro José Dirceu, por ter dito que o PT errou na escolha dos seus aliados.

"Jefferson vai contar as conversas que teve com o ministro Dirceu, com o tesoureiro do PT, Delúbio Soares, e com o presidente do PT, José Genoino", relatou o deputado Josué Bengtson (PTB-PA). Os quatro contaram ainda que Jefferson não gostou da afirmação de Delúbio, de que o governo está sendo alvo de chantagem.

DEFESA PRÉVIA

O Conselho de Ética decidiu que terça-feira serão votados os requerimentos que convidam várias pessoas que tomaram conhecimento do esquema do "mensalão": os ministros Aldo Rebelo, da Coordenação Política, e Ciro Gomes, da Integração Nacional; o deputado Miro Teixeira (PT-RJ); o ex-ministro dos Transportes e atual prefeito de Uberlândia, Anderson Adauto; a deputada licenciada Raquel Teixeira (PSDB-GO), secretária de Ciência e Tecnologia de Goiás; o deputado Carlos Alberto Leréia (PSDB-GO); e o tesoureiro do PT, Delúbio Soares. Não há requerimentos para convidar os ministros Antonio Palocci e José Dirceu, também citados por Jefferson.