Título: Costa bate de frente com conselho
Autor: Lígia Formenti
Fonte: O Estado de São Paulo, 10/06/2005, Nacional, p. A11

Contrariado com derrota, ministro ameaça ignorar conselheiros

O ministro da Saúde, Humberto Costa, foi protagonista de outro bate-boca ontem. Dessa vez, com integrantes do Conselho Nacional de Saúde (CNS), encarregado de fazer o controle social nas ações do ministério. Descontente com a primeira derrota sofrida no conselho, o ministro aumentou o tom e afirmou que, a partir de agora, deverá pensar melhor antes de submeter um projeto do governo à avaliação dos conselheiros. Na prática, isso representaria a redução de poderes do CNS.

"Temos de nos penitenciar pela derrota. Tratava-se de uma ação administrativa, que, na prática, não precisava ser submetida ao conselho", afirmou Costa. O revide foi imediato. Um dos conselheiros disse que ele estava sendo deselegante e deixando todos numa situação desconfortável. "Não fui deselegante. Não aceito essa provocação", rebateu Costa.

Após a última fala, o ministro levantou-se e saiu sem se despedir. "Percebemos a falta de equilíbrio para lidar com o contraditório", afirmou Gilka Starling, integrante do conselho.

Francisco Batista Júnior, autor do discurso que aumentou a irritação de Costa, foi mais direto. Ele classificou a reação como uma demonstração clara de autoritarismo. Até ontem, o clima entre o ministro e conselheiros era muito amigável. "Ele errou. Arrumou uma briga desnecessária", disse uma conselheira. O pivô da briga foi a votação de projeto que cria a equipe de transição do Programa de Saúde da Família.