Título: Pesquisa do governo entra em etapa clínica
Autor: Joaquim Alessi
Fonte: O Estado de São Paulo, 10/06/2005, Vida&, p. A20

INVESTIMENTO: Começa em três centros do País a etapa clínica do estudo financiado pelos Ministérios da Saúde e da Ciência e Tecnologia para avaliar a eficácia do uso de células-tronco adultas no tratamento de doenças cardíacas. Os primeiros pacientes vão receber os transplantes hoje, no Instituto do Coração, em São Paulo, no Hospital Santa Isabel, em Salvador, e no Instituto Nacional de Cardiologia de Laranjeiras, no Rio. A pesquisa, a maior já realizada no mundo, vai acompanhar 1.200 pacientes cardíacos tratados em 33 instituições. Metade deles vai receber transplante de célula-tronco. O restante será submetido a tratamentos convencionais.

"Será um passo importante para o conhecimento. Estudos feitos até agora mostram que pacientes submetidos à terapia de célula-tronco têm um ganho de qualidade de vida significativo", afirma a diretora do Departamento de Ciência e Tecnologia do Ministério da Saúde, Suzane Ferruya. Segundo ela, os ministérios querem investir de forma sistemática em pesquisas de saúde.

Além do estudo multicêntrico, as duas pastas lançaram um edital de R$ 50 milhões para pesquisas com células-tronco embrionárias. E hoje novo reforço é anunciado: oito novos editais, no valor de R$ 25,5 milhões. "Queremos criar a mentalidade de que pesquisa também é atribuição da área de saúde."

Nos editais, serão financiadas pesquisas em várias áreas - de saúde mental, hanseníase e saúde indígena até o impacto da pavimentação da BR-163 (Cuiabá- Santarém), na saúde e nos índices de violência. "Escolhemos os temas de forma criteriosa. Há uma carência significativa de dados em saúde e só com pesquisa podemos contorná-la", diz Suzane. Outra linha deverá financiar estudos sobre de Economia em Saúde - o impacto causado por novas tecnologias, os custos em saúde, a análise das políticas de financiamento.