Título: Berzoini comemora criação de mais de 200 mil empregos
Autor: Jamil Chade
Fonte: O Estado de São Paulo, 10/06/2005, Economia, p. B6

Mais de 200 mil empregos formais foram criados em maio deste ano em todo o País, revelou ontem o ministro do Trabalho, Ricardo Berzoini, antecipando o anúncio que o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) fará na semana que vem, em Brasília. "Os números estão sendo fechados nesses dias, mas são excelentes", afirmou o ministro. Apesar da comemoração de Berzoini, os números de maio serão inferiores aos de abril, quando foram criados 266 mil novos empregos. Berzoini participou nesta semana da conferência anual da Organização Internacional do Trabalho (OIT), em Genebra, e hoje volta ao Brasil. Para o ministro, no atual ritmo, o número de postos de trabalho criados em 2005 será igual ou superior ao total registrado no ano passado - quase 1,5 milhão de empregos formais.

POLÊMICA

"Esse número é radicalmente diferente das perdas de emprego no País nos últimos anos da década de 90, quando tínhamos uma política cambial irresponsável ", afirmou, ainda provocando o presidente do PSDB, senador Eduardo Azeredo, que o acusou, no início desta semana, de manipular os dados referentes ao mercado de trabalho.

Azeredo classificou os números divulgados por Berzoini - a criação de 92 mil postos de trabalho por mês - de "método Goebbels", referindo-se a Joseph Goebbels, ministro da Propaganda do regime nazista. Berzoini não escondeu sua irritação com os comentários de Azeredo. "Eu adoro o PSDB", ironizou o ministro.

Segundo Berzoini, do início do governo Luiz Inácio Lula da Silva até abril, foram criados 2,7 milhões de empregos com carteira assinada. "Em 2004, tivemos um crescimento no número de empregos superior à taxa de crescimento do PIB."

Nos quatro primeiros meses do ano, o Caged registrou crescimento de 2,27% nos postos de trabalho, totalizando 578 mil. No mesmo período de 2004, o número de postos criados foi de 534 mil. No mês passado, Berzoini afirmou que considerava a possibilidade de que a taxa de desemprego caísse em dezembro em até 1,5% em comparação a dezembro de 2004. Naquele mês, o desemprego atingiu 9,6%.