Título: INSS vai mapear segurados no País
Autor: Vânia Cristino
Fonte: O Estado de São Paulo, 13/06/2005, Economia, p. B3

O governo pretende realizar, ainda neste ano, o Censo Previdenciário, que vai mapear os 23 milhões de aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). "Precisamos saber quem é e onde mora cada um dos nossos segurados", disse ao Estado o presidente do INSS, Samir Hatem. Ele explicou que todo o Censo está sendo desenhado para ser feito sem atropelos. A Previdência quer evitar a todo custo os erros do passado, quando o recadastramento dos mais idosos virou uma dor de cabeça sem fim e quase resultou na demissão do ministro da época, Ricardo Berzoini.

O Censo será, na verdade, uma grande atualização de cadastro que permitirá à Previdência eliminar fraudes no pagamento de benefícios. Uma das inovações tecnológicas será o registro eletrônico das impressões digitais de todos os segurados, o que vai melhor o controle sobre o pagamento de benefícios.

Samir Hatem admitiu que o cadastro da Previdência, além de gigantesco, é muito antigo e falho. Ele informou que há um grande número de pessoas com o mesmo nome e, nesse caso, o INSS usa o nome da mãe como critério de diferenciação. No entanto, há casos em que o nome da mãe também é o mesmo. Ou seja, é necessário agregar outros dados, como o número do PIS, número do CPF e endereço para saber exatamente quem é quem. É nesse trabalho que entra, também a impressão digital.

Na semana passada, o presidente do INSS trabalhava para reduzir os transtornos causados pela greve dos funcionários da Previdência. O atendimento por telefone e internet havia sido reforçado. Eis os principais pontos da entrevista:

CENSO

Ele será feito nas agências bancárias onde o aposentado recebe o benefício. Deverão ser instalados quiosques de atendimento rápido. Ainda está em estudo como vai ser feito o recadastramento dos 600 mil segurados que recebem seus benefícios pelos Correios.

O INSS também já sabe que terá de tratar separadamente os casos dos segurados que recebem via procuração. Como é outra pessoa que recebe em nome do aposentado ou pensionista, a idéia é agendar visitas ao beneficiário. São 552 mil benefícios nessa situação. Obrigar os aposentados a fazer fila nos postos do INSS está fora de cogitação.

COMBATE A FRAUDES

Enquanto prepara o Censo, a Previdência Social está tratando de tornar o sistema de informática mais seguro e inteligente. Um novo programa está sendo elaborado para evitar acessos indevidos e adulteração dos dados, além de enviar alertas toda vez que a concessão de benefícios fugir ao padrão. "Esperamos blindar o nosso sistema", disse Samir Hatem.

MELHORIA DO ATENDIMENTO

As filas são consideradas as pragas da Previdência Social, mas não há solução de curto prazo, segundo admitiu Hatem. "Nosso modelo de atendimento é centralizador de demanda, o que significa dizer que ele chama para dentro das agências o segurado para resolver todo e qualquer problema", disse.

A solução, de acordo com Hatem, é alterar o modelo e, aos poucos, também a cultura de quem procura atendimento nos postos, estimulando-as a buscar atendimentos alternativos - via internet, telefone e agendamento

EMPRÉSTIMO CONSIGNADO

O empréstimo com desconto em folha é um sucesso entre os aposentados, mas surgiram problemas que levaram o INSS a suspender a assinatura de novos convênios com bancos autorizados a operar essas linhas de crédito. Isso porque surgiram indícios de falha no controle.

Cerca de 50 aposentados tiveram debitadas de seus benefícios parcelas de empréstimos que não haviam tomado. "Embora em número reduzido a denúncia foi gravíssima", admitiu. Hatem disse que os bancos ressarciram imediatamente os valores descontados. Ele explicou, ainda, que havia uma quadrilha fraudando os empréstimos.

O governo prepara, ainda, uma campanha de esclarecimento para explicar que se trata de um empréstimo, não de um presente. Alguns aposentados tomaram o empréstimos e depois foram surpreendidos pelo fato de que o valor de seu benefício havia sido reduzido, pois a parcela havia sido debitada automaticamente do salário.