Título: Zylbersztajn quer FRB fora da Varig
Autor: Mariana Barbosa
Fonte: O Estado de São Paulo, 15/06/2005, Economia, p. B13

O presidente do conselho de administração da Varig, David Zylbersztajn, apresentou à Fundação Ruben Berta um documento propondo o afastamento formal da FRB do controle da empresa. A proposta visa a reestruturação administrativa e societária, abrindo espaço para a entrada de novos sócios. A informação, publicada ontem pelo jornal Valor Econômico, foi confirmada por Zylbersztajn. "Isso é uma condição fundamental para que o processo avance. Estamos materializando uma condição exigida pelo governo. E sem o governo a coisa não avança." Procurada, a Fundação informou que está analisando o documento. Segundo fontes ligadas à FRB, a resistência em assiná-lo é grande. Uma decisão dessa natureza precisa da aprovação do Colégio Deliberante, formado por 165 funcionários do grupo Varig eleitos diretamente por seus pares.

O documento prevê a transferência da gestão das ações para uma entidade sem fins lucrativos batizada de "Associação Voa Varig". Zylbersztajn e os conselheiros Omar Carneiro da Cunha, Eleazar de Carvalho Filho e Marcos Azambuja formariam uma sociedade que seria sócia da associação.

Os novos gestores já haviam recebido carta branca da FRB em abril, quando foram contratados. Esse documento vai além, porém, ao permitir que os novos gestores exerçam plenamente a gestão temporária da Varig até o controle ser transferido para novos sócios. Apresentando-o como condição fundamental, o conselho indica que pode entregar os cargos caso a FRB não assine.

Além de facilitar as negociações com o governo, a antecipação da cautela das ações daria mais "segurança e confiança" a futuros investidores, acredita Zylbersztajn. "Há outras propostas sendo analisadas, além da TAP."

O executivo nega que a International Lease Finance Corporation (ILFC) exigirá a devolução de 11 aeronaves. Ontem, o Estado publicou informação, obtida de uma alta fonte na Varig, que a empresa de leasing havia dado prazo até sexta-feira para a companhia iniciar o processo de devolução. "Não vamos perder 11 aviões na sexta", disse ele. "Há uma negociação difícil, mas não está fechada. É possível que haja troca de aviões." Ele declarou ainda que a Varig está em dia com as empresas de leasing. "Os pagamentos estão todos em dia, inclusive com a ILFC."

Pesquisa encomendada ao Ibope divulgada ontem mostra que a Varig, apesar de toda a crise, permanece, na percepção de usuários, como "a maior", "mais querida" e "mais brasileira" companhia aérea do País. O Ibope ouviu 1,4 mil pessoas.