Título: Tremores atingem novamente o Chile. Já são 11 mortos
Autor: Cristina Amorim
Fonte: O Estado de São Paulo, 15/06/2005, Vida&, p. A20

MAIS TREMORES: Um terremoto de menor intensidade - de 3 a 4 graus na escala Richter ante os 7,9 registrados na noite de segunda-feira - abalou ontem a capital do Chile, Santiago, e outras duas regiões da zona central do país, sem causar vítimas ou danos materiais consideráveis, segundo fontes oficiais. O terremoto teve origem no norte do país, que já havia sofrido com o fenômeno anteontem. O número de mortos no terremoto de segunda-feira à noite subiu para 11. O número de feridos já chega a 130 e as autoridades ainda avaliam os danos materiais. As autoridades da área de saúde afirmaram que a rede hospitalar está em boas condições para atender os feridos, embora vários povoados ainda estejam isolados e com problemas de falta de água potável.

As principais estradas do norte do país, inclusive a que liga Iquique a Arica, na fronteira com o Peru, estão bloqueadas por deslizamentos de pedras, segundo o Ministério de Obras Públicas.

O vice-presidente Francisco Vidal e os ministros da Saúde, da Habitação, de Obras Públicas e do Planejamento estiveram na região desde as primeiras horas de ontem para calcular os danos e ajudar os afetados pelo terremoto, que ainda não foram quantificados.

Na madrugada de hoje é aguardada a chegada a Iquique do presidente do Chile, Ricardo Lagos, que estava na Suécia quando aconteceu o tremor e que resolveu suspender suas visitas à Holanda e à Espanha.

A Força Aérea transportou ontem aproximadamente 15 toneladas de remédios, barracas, cobertores e outros artigos de primeira necessidade.

O terremoto ocorreu por causa de um choque entre as placas tectônicas Nazca e Sul-Americana, que pelo menos uma vez a cada cem anos provocam tremor no norte do Chile. Especialistas e habitantes da região há algumas décadas prevêem o chamado "grande terremoto", que poderia ser acompanhado de um maremoto.