Título: Conselho de Ética sai na frente e quer convocar Dirceu
Autor: Christiane Samarco
Fonte: O Estado de São Paulo, 15/06/2005, Nacional, p. A5

Enquanto a CPI dos Correios não funciona, o Conselho de Ética da Câmara ganha os holofotes ao propor quebras de sigilos e novas convocações. Amanhã, a partir de 10h, os 15 integrantes do conselho votam requerimentos para convocar o ministro da Casa Civil, José Dirceu, e os demais acusados de participar do esquema do mensalão. Formado por 10 parlamentares da base governista e cinco da oposição, o conselho examina ainda a possibilidade de requerer à Mesa Diretora da Câmara pedido ao Judiciário de abertura dos sigilos bancário e telefônico do tesoureiro do PT, Delúbio Soares, e do publicitário Marcos Valério, que supostamente teria entregado uma mala com R$ 4 milhões a Jefferson no ano passado.

PEDIDO INÉDITO

É fato novo o conselho propor a abertura de sigilos bancário e telefônico. Para pedir à Justiça a quebra das contas bancárias de alguém, a Mesa depende de aprovação do plenário. Ontem, o relator do processo de cassação do mandato de Roberto Jefferson, Jairo Carneiro (PFL-BA), perguntou ao presidente do PTB se ele aceitava abrir o sigilo bancário. Jefferson respondeu que sim.

A lista dos que podem depor no conselho inclui ainda o presidente do PT, José Genoino, o secretário-geral do partido, Silvio Pereira, e o deputado Miro Teixeira (PT-RJ), que teria ouvido a história do mensalão. O governador de Goiás, Marconi Perillo (PSDB), e a deputada tucana licenciada Raquel Teixeira (GO), são outros que podem depor no conselho. Raquel relatou a Perillo que recebeu proposta de um líder partidário para receber o "mensalão". Roberto Jefferson disse, no depoimento de ontem, que esse líder é o deputado Sandro Mabel (PL-GO).

PALANQUE

Na sessão de ontem do conselho, o relator Jairo Carneiro disse que Delúbio Soares, Marcos Valério, dirigentes petistas e "alguns" ministros precisam prestar depoimento. O deputado Orlando Fantazzini (PT-SP) acusou Carneiro de tentar transformar o conselho num "palanque eleitoral".

"Não estamos numa CPI", reclamou Fantazzini. Já o deputado tucano Gustavo Fruit (PR), autor de 19 requerimentos de convocação, afirmou que o conselho seria irresponsável se não tentasse comprovar os indícios de denúncias apresentados pelo deputado Roberto Jefferson. Os arapongas responsáveis pelas gravações que desvendaram o esquema de corrupção nos Correios também devem ser convocados pelo Conselho de Ética.

politica@estado.com.br