Título: Cartilha ensina petistas a responder a denúncias
Autor: Expedito Filho
Fonte: O Estado de São Paulo, 15/06/2005, nacional, p. A11

Bons tempos aqueles em que o Partido dos Trabalhadores (PT) não precisava distribuir uma cartilha para explicar a seus militantes como se defender. No caso, da enxurrada de denúncias de oposição contra o governo Luiz Inácio Lula da Silva. Com o batido título 'Respostas que não podem calar', o PT fez uma bê-á-bá para ensinar os deputados petistas e dos partidos aliados a se defenderem. "O problema para a oposição é que o Brasil está firme e forte. Para desestabilizar o governo e derrotar o PT, é preciso fabricar uma crise. É nessa crise que a oposição aposta todas suas fichas", diz a cartilha, detalhando a 'estratégia oposicionista'.

O diagnóstico de que a crise foi fabricada de forma artificial foi desqualificado pelo líder do PFL, Rodrigo Maia. "A oposição não fabricou nada. Quem revelou a corrupção foi um funcionário dos Correios e quem denunciou o mensalão foi o deputado Roberto Jefferson, presidente do PTB, um partido aliado ao governo. Cabe ao Congresso investigá-las", afirmou Maia.

Mas a cartilha insiste na tese da fabricação. E define até o objetivo: "Evitar a reeleição de Lula a qualquer custo". Segundo a teoria, a oposição mira nos aliados para atingir a sustentação do governo: "Mas sabe que é fundamental enfraquecer o PT e colocar os petistas na defensiva, Ou pior: paralisados".

A cartilha usa o discurso supostamente esquerdista do velho PT, desconhecendo a identidade ideológica dos partidos aliados: "Neste momento em que a direita prepara sua volta para reverter as conquistas do nosso governo, precisamos mais do que nunca da unidade de todos os petistas." Por trás da CPI dos Correios, estaria a privatização da estatal: "A ofensiva volta através de ação no Supremo Tribunal Federal para retirar da empresa o monopólio dos serviço postais".

No rol de informações que esclareceriam a sociedade que a corrupção foi herdada, assegura que o governo Lula já fez mais que qualquer outro e cita que a Polícia Federal prendeu 1.234 pessoas - a maioria, políticos, empresários, juízes, policiais e servidores públicos. E diz que já houve 6 mil auditorias em órgãos federais.

Os autores da cartilha estão otimistas e avaliam, de forma quase autista, que, "se o debate eleitoral for pautado por esse comparativo, fica difícil evitar a reeleição de Lula". Estão mais otimistas que o próprio Lula.