Título: BC: crítica de Jobim está 'tecnicamente correta'
Autor: Jamil Chade
Fonte: O Estado de São Paulo, 09/05/2005, Economia, p. B1

BASILÉIA - Apesar de o presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, se recusar a reagir às críticas de Nelson Jobim, presidente do Supremo Tribunal Federal, sobre seu status de ministro, comentários de altas fontes do BC indicam que a avaliação dentro da instituição é de que, tecnicamente, Jobim tem razão. Jobim afirmou que a autonomia do BC estaria comprometida diante da decisão do STF de manter o status de ministro a Meirelles. No BC, a declaração foi interpretada de outra forma e indicaria que, se o BC se tornasse autônomo, o status dado à Meirelles teria de ser revisto. Em uma instituição autônoma, seu presidente não poderia ter um mandato ou ser demissível pelo poder Executivo.

No BC, porém, a idéia é de que a Medida Provisória que deu status de ministro a Meirelles é adequada à situação jurídica da instituição hoje, que não é de autonomia. O presidente do Banco Central, porém, evitou o quanto pôde falar sobre o tema.

¿Não nos cabe comentar esse tema¿, disse. Ele não teve problemas, porém, em falar sobre as mudanças no Tesouro. ¿As mudanças são positivas. Todos vão sentir a falta de Marcos Lisboa, um grande técnico e grande economista, e estamos felizes com (Murilo) Portugal. Eu lutei muito para que ele viesse, pois é um excelente profissional. Vai reforçar tanto a defesa como o ataque¿, disse. J.C.