Título: Cone Sul terá novo gasoduto
Autor: Nicola Pamplona
Fonte: O Estado de São Paulo, 12/06/2005, Economia, p. B6

Brasil, Argentina, Chile e Uruguay apresentarão formalmente amanhã ao Peru uma proposta conjunta para construção de um gasoduto das jazidas peruanas para a criação de uma rede de abastecimento para o mercado regional sul-americano, anunciou ontem o ministro da Economia e Finanças, Pedro Pablo Kuczynski. Segundo ele, hoje chegarão a Lima os ministros de energia da Argentina, Brasil, Chile e Uruguai para uma reuião com o parceiro peruano para examinar a proposta que será apresentada amanhã a Alejandro Toledo, presidente do Peru.

O pedido dos quatro países que são sócios no Mercosul consite em buscar uma integração energética com Peru o para um gasoduto cujo objetivo é ligar desde o porto de Pisco (ao Sul do Peru) até o norte do Chile e dalí ao noroeste da Argentina, explicou Kuczynski em entrevista à rádio local RPP.

O ministro argentino, Julio de Vido, disse que a iniciativa pode "consolidar o gás natural como a estrela da matriz energética" dos países sul-americanos. Segundo ele, a iniciativa tomará corpo no momento em que a Bolívia, o principal fornecedor regional de gás natural, luta para debelar a crise política e social, além das demandas de nacionalização do combustível.