Título: 'Não faço nada sem o consentimento de Lula', diz ministro da Casa Civil
Autor: Christiane Samarco, Colaborou: Mariana Caetano
Fonte: O Estado de São Paulo, 14/06/2005, Nacional, p. A4

BRASÍLIA - O ministro-chefe da Casa Civil, José Dirceu, afirmou ontem que tem perfeita sintonia com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e não faz nada sem o seu consentimento. "Minha relação com o presidente é excelente", assegurou Dirceu. "Não faço nada que não seja de comum acordo e determinado por ele." As afirmações do ministro foram feitas por meio de sua assessoria, em resposta à pergunta sobre sua possível saída do governo. "Sou um soldado do partido e do governo", observou ele.

Dirceu insistiu que tem "excelente relação" com Lula, negando informações de que esteja se distanciando do presidente por discordar dos rumos do governo, principalmente da política econômica conduzida pelo ministro da Fazenda, Antonio Palocci.

Em conversas reservadas nos últimos dias, no entanto, o ministro disse a amigos que não tem sido ouvido e que se sente isolado no Planalto. Com o agravamento da crise política provocada pelas denúncias do deputado Roberto Jefferson (PTB-RJ), Dirceu - que é deputado licenciado - tem dito a portas fechadas que pode retornar à Câmara no momento em que o governo achar mais conveniente. De qualquer forma, ele está revendo o compromisso assumido com Lula de não concorrer à reeleição e pode disputar um novo mandato em 2006.

"Vamos defender o governo e o PT", assegurou o ministro, ontem. "Meu trabalho é para que o governo governe." O chefe da Casa Civil garantiu ainda estar "absolutamente seguro e tranqüilo" em relação ao desfecho das investigações. "A Polícia Federal e o Ministério Público estão investigando. Tem CPI no Congresso e é importante que as investigações sejam feitas com transparência", comentou.