Título: Viana pede a 18 ministros do PT que se demitam
Autor: Christiane Samarco, Colaborou: Mariana Caetano
Fonte: O Estado de São Paulo, 14/06/2005, Nacional, p. A4

O vice-presidente do Senado, Tião Viana (PT-AC), propôs ontem, em discurso, que 18 ministros do PT ponham seus cargos à disposição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e que todos os petistas que ocupam demais cargos federais sejam substituídos por funcionários de carreira. Viana disse que o ministro da Fazenda, Antonio Palocci, que é o PT, não entraria nessa lista de demissionários por ser "reconhecido pelas oposições e pela base do governo". Ele afirmou que o PT enfrenta uma "tempestade", mas que não será levado para "lama" diante dos ataques de adversários e até mesmo de "viúvas de Collor", numa referência ao presidente do PTB, deputado Roberto Jefferson (RJ), autor de acusações contra integrantes do PT. A proposta de Viana foi considerada desastrada pelos seus colegas, como o líder do governo na Câmara, Arlindo Chinaglia (PT-SP). "Não concordo com essa tese. Mesmo que concordasse com ele (Tião Viana) não falaria nesse momento", declarou Chinaglia.

Viana disse que teve a idéia de apresentar tal proposta, por considerar que seria injusta a substituição de um ou outro ministro do PT, citando o boato de que o ministro chefe da Casa Civil, José Dirceu, e o ministro da Articulação Política do governo, Aldo Rebelo, estariam de saída do governo.

"Não se pode transferir a culpa para alguém com a biografia e a honra do ministro José Dirceu. Nós temos de agir como um todo, como um partido preparado para governar este país e pronto para mostrar seu desprendimento", declarou. O senador do PT elogiou a atitude de alguns tucanos, entre eles do ex-presidente Fernando Henrique e do líder do PSDB no Senado, Arthur Virgílio (AM), de procurar evitar a tentação de um discurso em defesa do impeachment de Lula. Segundo ele, essa é uma oposição responsável.