Título: Terremoto no norte do Chile tem reflexos no Brasil
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 14/06/2005, Vida&, p. A16

Um forte terremoto - de 7,9 graus na escala Richter - atingiu ontem o norte do Chile, deixando pelo menos oito mortos, segundo informações do governo chileno. O tremor, ocorrido às 18h44 (19h44 em Brasília), destruiu cerca de 20 casas na área de Iquique (1.800 quilômetros ao norte de Santiago) e também foi sentido no sul do Peru, em La Paz e até no Brasil. Houve reflexos em São Paulo, Goiás e Distrito federal.. O epicentro do abalo foi registrado a 111 quilômetros de profundidade numa área 115 quilômetros ao norte de Iquique. Nessa cidade, em Arica e em Antofagasta houve cortes de luz, água e telefone e moradores saíram em pânico às ruas.

No Estado de São Paulo, um leve e rápido tremor foi sentido por volta das 20 horas na capital, em Campinas, Americana e Indaiatuba. A Defesa Civil Municipal de São paulo informou ter recebido cerca de 50 ligações de pessoas querendo saber o que ocorreu. Os bairros da capital em que o tremor foi mais sentido foram Lapa e Perdizes, na zona oeste, Mooca, na leste, e Santana, na norte.

O tremor também foi sentido em Brasília por pessoas que estavam nos andares superiores dos prédios, segundo o professor de Sismologia do Observatório de Sismologia do Universidade de Brasília, Vasile Marza. Ele explicou que esse fenômeno de ressonância é sentido em locais situados a menos de 2 mil quilômetros do epicentro, quando o tremor é profundo e de grande magnitude.