Título: Vinhos de Mitterand vão a leilão
Autor: Adam Sage
Fonte: O Estado de São Paulo, 14/06/2005, Internacional, p. A13

Adversários e partidários do ex-presidente francês François Mitterrand, falecido em 1996, vão convergir numa rara demonstração de unanimidade hoje sobre um dos poucos aspectos do seu legado que está acima de controvérsias: sua adega. A coleção de vinhos, conhaques e champanhes de Mitterrand será leiloada por sua viúva, Danielle. Ela diz precisar do dinheiro para ajudar o filho, Jean-Christophe, que enfrenta uma avalanche de investigações por suas atividades financeiras e industriais.

Embora Mitterrand tenha sido duramente contestado na política, é amplamente reconhecido o fato de que tinha um gosto impecável - que moldou a adega que agora vai a leilão na casa Drouot, em Paris.

Entre as mais de 70 bebidas que vão a leilão há um conhaque Delamain safra 1865, um Grand Champagne 1916 e uma magnum (garrafa de 1,5 litro) do champanhe Krug safra 1982. A adega de Mitterrand também contém renomados Bordeaux, como seis garrafas de Château Mouton-Rothschild 1990 e uma magnum de Château Cheval Blanc 1970. Além disso, está à venda uma garrafa do vinho considerado o melhor da França, um Château d'Yquem 1986.

Apesar de sua coleção e seus amplos conhecimentos sobre a viticultura francesa, Mitterrand não gostava muito de vinho. Em banquetes oficiais, muitas vezes preferia beber Coca-Cola - um vício secreto que detestava admitir.